MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Blogueira opositora cubana recebe passagens para o Brasil


Grupo de brasileiros foi até Cuba para enviar os bilhetes.
Ela tentará viajar em janeiro, quando país promete flexibilizar saída.

Do G1, em São Paulo

Um grupo de brasileiros entregou para a blogueira opositora cubana Yoani Sanchéz passagens que irão permitir sua viagem ao Brasil assim que governo cubano flexibilizar a saída de moradores do país, o que está previsto para janeiro de 2013. Quatro dos seis brasileiros que compraram as passagens foram até Cuba e entregaram pessoalmente os bilhetes na última sexta-feira (23), segundo o cineasta Dado Galvão, autor do documentário “Conexão Cuba-Honduras”.
As passagens possuem datas flexíveis e permitem que Yoani defina sua viagem assim que autorizada por Cuba. Os brasileiros, de Feira de Santana, compraram a viagem depois que ficaram sabendo de uma vaquinha organizada na internet.
Yoani Sanchéz ao lado de brasileiros que compraram passagens para sua viagem ao Brasil (Foto: Divulgação)Yoani Sanchéz ao lado de brasileiros que compraram passagens para sua viagem ao Brasil (Foto: Divulgação)
Viajaram até Cuba o jornalista e blogueiro Rafael Velame, o médico César Oliveira, o publicitário Xiko Melo e Angelo Almeida. Além das passagens, também foi entregue a Yoani um celular, que será doado a outra blogueira cubana, e uma carta-convite registrada em cartório para a segunda exibição pública do documentário, marcada para o início de 2013 em Feira de Santana.
Cuba anunciou em outubro que seus cidadãos não vão mais precisar pedir permissão para fazer viagens ao exterior e que vai eliminar o requisito da chamada carta de convite a partir de 14 de janeiro de 2013. A permissão para sair da ilha é exigida desde os primeiros anos do regime de Fidel Castro.
Yoani, uma das principais vozes críticas ao regime no país, já tentou diversas vezes sair da ilha, o que sempre foi negado. Quatro delas foram para vir ao Brasil, onde além de convites para exibições do documentário de Galvão, do qual participou, também tentou lançar seu livro “De Cuba com carinho” (Editora Contexto).
Passagens possuem datas flexíveis (Foto: Divulgação)Passagens têm datas flexíveis (Foto: Divulgação)
Em um vídeo publicado no YouTube nesta terça-feira (27), Yoani envia saudações a “todos os amigos do Brasil, especialmente Dado Galvão”, e diz ter “muitíssima esperança de que a partir de janeiro possa finalmente viajar ao Brasil.”
Em 14 de janeiro, quando a nova reforma cubana entra em vigor, Yoani apresentará seu antigo passaporte às autoridades cubanas, na tentativa de renová-lo. Caso isso ocorra, ela poderá vir ao Brasil. Entretanto, há a possibilidade de Cuba não renovar o passaporte da blogueira, o que impediria sua viagem.
O filme “Conexão Cuba-Honduras”, que fala sobre a atuação da imprensa nos dois países, foi exibido pela primeira vez em 21 de abril, após o governo brasileiro ter concedido visto de turista à cubana, que acabou tento a permissão de saída negada por Cuba. A segunda exibição pública está marcada para o início de 2013 em Feira de Santana. Galvão espera contar com a presença de Yoani na ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário