MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de novembro de 2012

Brasil, Bahia, Salvador, à deriva...



Moro na Pituba há 30 anos e seis meses. Não recordo ter visto meu bairro tão abandonado, exposto, renegado a tudo e a todos! Um vexame! O quê pode ser feito para tranquilizar um pouco os moradores, empresários e os que transitam neste bairro tão belo, importante e promissor para Salvador?
Do sétimo andar ondo moro vislumbro uma linda vista da “capital da alegria”. Nas horas da refeição, aproveito para deleitar-me com a imensidão do mar azul. De um azul inigualável. Porém, outra vista muito me incomoda, entristece, deixa-me deprimido! Defronte do nosso prédio, todos os dias vejo uma ‘velhinha’, debruçada na janela do seu quarto. O vento passa, a chuva cai, o sol assola, o passarinho voa, a buzina incomoda, e lá está ela, sozinha nos seus devaneios, olhando, olhando... Não sei o que ela pensa, mas eu penso por ela. Penso que ela poderia ter uma vida mais digna, simples, mas justa, como todos os brasileiros, óbvio.  Afinal, todos nós temos os mesmos direitos perante a Constituição e Deus. Infelizmente esta verdade prevalece apenas para algumas classes, especialmente para um monte de “sem”, mais ainda para os políticos “sem vergonha”! 
Deus nos concebeu o direito à vida, resta-nos zelar muito bem pela graça recebida. Ao homem, estabelecido como ser, Deus, concebeu o direito do livre arbítrio: ser bom ou ruim, justo ou injusto, honesto ou desonesto, disciplinado ou viciado, cristão ou ateu, trabalhador ou arteiro, corrupto, aproveitador, falso, ladrão, mau político... Analisando com frieza, fazemos jus a um destes adjetivos. Qual o seu?
Aquela velhinha, assim como milhões no Brasil, não tem opção, presumo! Sua janela é a sua vida. Dali ela ver seu minúsculo mundo. Provavelmente recordando seu passado de alegrias, felicidades, de liberdade. Ela está “presa” no seu próprio apartamento, ou apartamento de um dos seus filhos. É refém de um Brasil injusto, escuro, curvo! Ela é vítima da incompetência, malandragem, corrupção, ladroagem, da injustiça para com o próximo, para com os brasileiros, para com os filhos de Deus. É fruto dos falsos e maus políticos!
Aquela velhinha não desce para passear porque o passeio da rua é esburacado. Porque o “pivete” pode (vai) atacá-la. Porque o ladrão pode (vai) roubá-la. Porque um carro dirigido por algum mal-educado pode atropelá-la. Porque a rua é suja e ela pode pisar em coco de cachorro...
Meu País, assim como meu bairro, a Pituba, estão à deriva. Salvador, a Bahia muito pior! O Brasil cresce economicamente, mas seu povo decresce como um todo, e, como tolos, omitimos opiniões, calamo-nos! Segurança, saúde, educação, transporte, infra-estrutura, impostos, encargos, juros  são nós difíceis de serem desatados! O governo distribue um monte de bolsas para uma multidão de brasileiros, mas esquece que isso ameniza, mas não resolve; por certo, vai piorar!... O que resolve são projetos bem definidos, como o Plano Real, que acabou com a inflação e colocou o Brasil nos trilhos. Educar tem sido minha luta, luta de muitos, esta é a solução para o futuro, todos sabem disso, os governos federal, estadual, municipal sabem, nada fazem por interesses próprios, porque eles não têm projetos de governo, apenas projeto de poder. São Paulo que o diga, não é ex-presidente Lulalá?! Estamos à deriva. Estamos à toa. Estamos sós? De fato, precisamos estar cada vez mais unidos para desatar o nó perverso feito pelos falsos, incompetentes, corruptos e maus políticos!
Na porta de qualquer igreja, no Parque Júlio César, APAE, qualquer sinaleira, especialmente na Praça Marconi na Pituba, onde, às vezes residem famílias, expondo e explorando as criancinhas, aquele local passa a ser suas residências, e todas as suas necessidades são feitas ali, inclusive defecar! A paz inexiste, a intranquilidade impera, a insegurança reina absoluta, a vagabundagem toma conta... Assim, o direito constitucional de cada um evapora-se, e feitos loucos os dias passam, a vida passa, tudo passa, governos também passam, que passe logo este...   

Sérgio Belleza é autor dos livros, Caminhado com Walkyria e Ascensão e Queda de um Império Econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário