MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CAMINHANDO COM WALKYRIA;




Os anos 60 são marcados pelo conservadorismo, revoluções, ditaduras, guerras, e, a partir do início dos anos 70, tudo vira pelo avesso. As coisas mudam e tomam formas irregulares, irreparáveis, inigualáveis. É a década da alternativa, da radicalização e de experiências comportamentais jamais vistas no mundo!
         Em 1970, Pelé e sua “equipe” fazem do Brasil tricampeão do mundo. O top less cai no gosto das meninas do país, os biquínis ficam cada vez menores e os homens vão à loucura! A juventude ainda está engatiando e não sabe qual rumo tomar, a não ser que é época dos homens de cabelos longos, da calça jeans, sapato plataforma, calça boca-de-sino...
          Todavia, o que realmente marca os anos 70 é a musicalidade, aliada à irreverência, à irresponsabilidade, à curtição, à alegria de uma juventude que não quer parar! É a década mais marcante do século XX. 
Os Beatles acaba, e o mundo para! Mas cantores e bandas, como Bee Gees, Rolling Stones, Led Zeppeling, Elton John, Rod Stewart, Bob Marley, cantam músicas que ficaram para sempre. No Brasil, Roberto Carlos e sua turma já invadem as jovens tardes de domingo, mora? A Tropicália “doce” de Caetano, Gil, Gal e Bethânia, e dos “bárbaros”, intitulados de Novos Baianos, “balança o chão da praça, enquanto um Maluco Beleza, chamado Raul Seixas, diz que nasceu há 10 mil atrás! Já Tim Maia embala com “Você”, e outras belas canções permitem que todos usem formas simples pra falar de amor, e todos tocam na radiola o disco de vinil lembrando “Bons Tempos e Belos Dias”.
Também em 1970, numa cidadezinha do interior da Bahia, Jaguaquara, tudo acontece. O livro, Caminhando com Walkyria, resgata a história de uma família, tendo como grande líder, Walkyria, a protagonista. Na época, com 33 anos, é uma mulher muito avançada, moderna! Devido às muitas qualidades, tornou-se uma mulher sábia!
Walkyria, uma sensível, teve intensa luz própria. A sua sabedoria, diante da adversidade, era superada com a capacidade que tinha de discernir a verdade por trás das aparências. Sua grande arma era a conversa. Sempre tinha uma história pra contar, exemplos, conselhos e sugestões a serem dados. Transmitia tranquilidade, paz, confiança, amor e muita alegria, por conseguinte, só vivia sorrindo.
Kyria, como era conhecida, tinha uma fé inabalável e seus sentimentos eram puros e verdadeiros, por isso era louca por amor e pela vida! Muito sensível, sorria e chorava, mas seu sorriso sempre apagava as tristezas do mundo. Ela ama tudo e a todos, sem distinção.
Em Jaguaquara, uma sociedade honrada, harmoniosa, justa, com colégios das melhores qualidades, trabalho para todos, povo alegre e feliz, quase que perfeita, no entanto, a juventude não era tão perfeita assim! É aí que tudo se desenrola: festas, farras, brincadeiras, esporte, confusões, paqueras, namoro e muitos e muitos beijos na boca! Então, como melhor educar e direcionar seus filhos. Walkyria se desdobra, especialmente com o um dos seus filhos, que não é fácil! Ele e sua turma viram a cidade de cabeça pra baixo, deixando todos em estado de alerta, em especial, o Colégio Taylor Egídio, onde estudam. Pessoas como Walkyria, sábia, podem até fracassar, porém, jamais fracassarão como seres humanos.
Em 1974, aos 37 anos, morre Walkyria, e seus filhos ficam sem a grande amiga-mulher-mãe, que eles amavam loucamente! A mãe - que viveu afirmando que, para ser realmente feliz, é preciso amar a Deus, a tudo e a todos sem distinção - deixa um enorme vazio!
E agora? Como enfrentar a nova realidade? O segundo filho, quase em colapso, pede ao pai pra viajar, e vai para os Estados Unidos e Europa. Uma viagem cheia de aventura, distração, conhecimento, namoro e, pela primeira vez, o encontro com o verdadeiro amor da sua vida, na Cidade Luz, Paris. Nesta viagem, ele leva sua mãe na memória, ao reviver seus exemplos, conselhos, sugestões.
Ao retornar a Salvador, quase um ano depois, o tempo faz a sua parte, e tudo que aprendeu com a mãe, vai sendo esquecido. Novos rumos, novos objetivos são traçados, e ele começa um caminho de queda, de bagunça, de irresponsabilidade, de farras e namoradas, afinal, ele não tem mais ninguém para lhe orientar, guiar, ele fica a deriva.  
Contudo, nem tudo está perdido, pois, quem tem Deus tem tudo... “Caminha com Walkyria” é o livro que vai mudar a sua vida.



Texto publicado na Revista Bahia Beleza em 15/03/2010, Sérgio Belleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário