MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de novembro de 2012

Carne de peru registra aumento expressivo nas exportações


Atividade é forte no município de Mineiros, Goiás.
Muitas granjas se especializaram no atendimento ao mercado externo.

Do Globo Rural

Dentro do galpão, o que não falta é barulho.
Há cerca de cinco anos, o fazendeiro Altamir Pereira começou a criar perus no sistema intensivo de produção. A propriedade fica no município de Mineiros, sudoeste de Goiás, onde há cerca de 200 hectares que eram destinados apenas a pecuária de corte e de leite. A nova atividade trouxe mais renda ao produtor.
A granja tem dois núcleos com três galpões de 1.600 metros quadrados. Em cada um, são colocados perto de cinco mil perus que recebem tratamento de luxo, com direito a ambiente climatizado. Todas as normas de segurança sanitária têm que ser cumpridas. Para entrar no aviário, é preciso tomar banho e vestir roupas e calçados especiais, tudo para evitar que as aves fiquem doentes.
Em um alojamento, os perus estão com 56 dias de vida e com aproximadamente quatro quilos cada um, mas eles só devem ser abatidos em 72 dias. Até lá, eles continuam passando pelo processo de crescimento para atingir o peso ideal de abate, que é de 18,5 quilos.
Na região de Mineiros, em Goiás, há 110 criadores. A maior parte da produção que sai das granjas vai para o mercado externo que teve um bom crescimento este ano.
De janeiro a outubro, a exportação brasileira de carne de peru atingiu 136 mil toneladas, 18% a mais que em 2011. O valor arrecadado somou US$ 388 milhões, 8% a mais do que no mesmo período do ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário