MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Caso Eliza teve 50 defensores; Bruno vai ao júri com 3ª advogado diferente


Goleiro e mais quatro réus vão a júri a partir desta segunda em Contagem.
Relembre trocas de equipe de defesa e estratégias usadas por advogados.

Raquel Freitas Do G1 MG
Durante o processo que apura o desaparecimento e a morte de Eliza Samudio, de 25 anos, houve troca de advogados e mudança nas estratégias de defesas, principalmente por parte do goleiro Bruno Fernandes de Souza. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, cerca de 50 defensores já passaram pelo caso. Os cinco réus que começam a ser julgados nesta segunda-feira (19) passaram por pelo menos nove trocas de equipes de advogados.
(A partir de segunda, dia 19, acompanhe no G1 a cobertura completa do julgamento do caso Eliza Samudio, com equipe de jornalistas trazendo as últimas informações, em tempo real, de dentro e de fora do Fórum de Contagem, em Minas Gerais. Conheça os réus, entenda o júri popular, relembre os momentos marcantes e acesse reportagens, fotos e infográfico sobre o crime envolvendo o goleiro Bruno.)
Bruno e outros quatro réus vão a júri popular pelo cárcere privado e morte da ex-amante do jogador, Eliza, em crime ocorrido em 2010, conforme a denúncia. Sete jurados decidirão o destino dos réus no Fórum de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), no júri presidido pela juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues. A previsão é que o julgamento dure pelo menos duas semanas. Veja as trocas de defesa dos acusados:
Os três defensores de Bruno
Apontado como mandante do assassinato de Eliza Samudio para não pagar precisar pagar pensão ao filho, Bruno foi defendido por três grupos diferentes de advogados.

Ércio Quaresma disse que Eliza Samudio está viva (Foto: Reprodução/TV Globo)Ércio Quaresma foi o primeiro a defender Bruno da
acusação sobre Eliza (Foto: Reprodução/TV Globo)
A primeira equipe contava com o advogado Ércio Quaresma, que já atuou na defesa dos cinco réus. Ele alimentou polêmica nos aproximadamente quatro meses em que representou o goleiro, usando a estratégia do silêncio e, depois, a negativa do crime. Deixou o caso em novembro de 2010, dias antes de ser suspenso pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O advogado deu declarações públicas dizendo que era usuário de crack.


Claudio Dalledone Junior, advogado de Bruno (Foto: Alex Araújo/G1 MG)Cláudio Dalledone foi advogado por mais de um
ano do goleiro Bruno (Foto: Alex Araújo/G1 MG)
Por pouco mais de um ano, o criminalista paranaense Cláudio Dalledone sustentou a tese de negativa de autoria. Segundo ele, Bruno não teve relação com a morte de Eliza. Ele renunciou à defesa sob alegação de princípios éticos. Segundo o advogado, havia divergência entre a defesa técnica e a autodefesa. Ele afirmou que não poderia aceitar o "argumento infantil", sustentado pelo que chamou de "defesa em bloco" dos demais defensores, de que quando não há corpo, não há crime.

Advogado Rui Pimenta na saída da Penitenciária Nelson Hungria.  (Foto: Humberto Trajano/G1 MG)Advogado Rui Pimenta vai defender o goleiro Bruno
no Tribunal do Júri (Foto: Humberto Trajano/G1 MG)
Desde o fim do ano passado, o goleiro é representado por Rui Pimenta e Francisco Simim, que também fazem a defesa de sua ex-mulher Dayanne Rodrigues. A equipe já apresentou duas versões para a defesa do atleta. Inicialmente, mantiveram argumento sustentado por Dalledone. Entretanto, a poucos dias do julgamento, Rui Pimenta disse ao G1 que defenderá a tese de que Eliza não foi assassinada da forma como descrita por Jorge Luiz Lisboa Rosa, primo de Bruno que era menor à época. "Para mim, não houve crime nenhum", defendeu.


Macarrão
O amigo do goleiro Bruno foi, inicialmente, defendido por Ércio Quaresma. Ele foi substituído por Wasley Vasconcelos, que alegava inocência de Macarrão. O advogado abandonou o caso, em março deste ano, alegando questões de foro pessoal. No Tribunal do Júri de Contagem, Macarrão será defendido pela equipe de Leonardo Diniz, que sustenta a tese de inexistência de prova do crime.

Bola
O advogado Zanone de Oliveira Júnior representa o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, desde julho de 2010. Atualmente, ele divide a defesa do acusado de executar Eliza Samudio com Ércio Quaresma, Fernando Magalhães e Adriano Ferreira do Amaral.


Ex-mulher
A ex-mulher do goleiro Bruno Fernandes, Dayanne Rodrigues de Souza, trocou de advogados por pelo menos quatro vezes. O primeiro defensor foi Ércio Quaresma, substituído por Walker Azevedo. Após a ex-mulher do jogador enviar uma carta, alegando que teria sido coagida pela polícia a mudar de advogado, quaresma voltou a representá-la.  Atualmente, ela é cliente Francisco Simim, que atua na defesa há mais de dois anos.


Ex-namorada
Ércio Quaresma também foi o primeiro advogado da ex-namorada do goleiro, Fernanda Gomes de Castro. Hoje, ela é representada pela advogada Carla Silene, que acredita que a cliente não é responsável pelas acusações que caem sobre ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário