MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de novembro de 2012

Colecionadores expõem mais de 7 mil miniaturas de carros em Santos


Ferraris, carros de filmes e coleções de carros rosa se tornam atrações.
Veículos ficam expostos até este domingo (4) no Miramar Shopping.

Mariane Rossi Do G1 Santos

Exposição tem miniaturas de modelos de diversas épocas em Santos, SP (Foto: Mariane Rossi/G1)Exposição tem miniaturas de modelos de diversas épocas em Santos, SP (Foto: Mariane Rossi/G1)
Ferrari, Lamborghini, Lexus, BMW e Porsche dividem espaço com modelos Uno, Fusca e Kombi em um shopping de Santos, no litoral de São Paulo, que recebe uma exposição composta por milhares de miniaturas de diversas cores e tamanhos.
Cerca de 10 colecionadores que vieram de São Paulo, São Bernardo do Campo e de várias cidades do litoral de São Paulo trouxeram seus veículos em miniatura para a exibição. Há cerca de 7 mil veículos entre as raridades e curiosidades e uma série de adoradores que falam com paixão dos pequenos veículos.
O corretor de seguros Luiz Vita Junior é um dos fundadores do Clube de Colecionadores de Veículos em Miniaturas do Litoral Paulista, que organizou a exposição. Segundo ele, a intenção da ação no shopping é expor e divulgar o hobby na Baixada Santista, além de reunir os colecionadores e também trazer pessoas que estão vindo no shopping para conhecer essa adoração pelos carros.
Professora participa de exposição em Santos, SP, com miniaturas de carros rosa (Foto: Mariane Rossi/G1)Professora participa de exposição com miniaturas
de carros rosa (Foto: Mariane Rossi/G1)
Vita Júnior tem cerca de 400 modelos da Ferrari. Sua mania por miniaturas começou quando seu pai faleceu. “Eu colecionava sem nenhum intuito porque meu pai me dava. Meu pai faleceu e eu fui a uma exposição que teve em outro shopping, conheci outro organizador e eu comecei a colecionar para valer”, conta.
Além de sua coleção, ele tem como hobby customizar miniaturas. “Eu já montava minhas miniaturas desde os meus 14 anos, quando você pega uma miniatura original e transforma”, fala. Ele conta que usa a tinta original do carro. “Eu uso tinta automotiva com verniz PU, que é o componente utilizado na pintura dos carros originais.”
Em meio a muitos homens, a coleção da professora Elisabete Leopoldina da Silva, de 24 anos, se destaca. Ela adora os veículos bem femininos e tem uma coleção de mais de 150 miniaturas de carros rosa. Sua paixão começou com o incentivo do namorado, que também é colecionador. “Comecei a gostar quando vi uma coleção rosa em São Paulo e fui juntando aos poucos”, explica. Geralmente Elisabete compra os carros pela internet e seu carro preferido não podia ser outro senão o da Penélope Charmosa. Como o namorado que lhe incentivou a ter a coleção, todos os carros ficam guardados na casa dele.
Miniatura customizada por americano também faz parte da exposição (Foto: Mariane Rossi/G1)Miniatura customizada por americano também faz
parte da exposição (Foto: Mariane Rossi/G1)
Muitas raridades estão com Marcos Torresi, de 42 anos. Desde os 8 anos de idade ele coleciona miniaturas de carros e hoje tenta participar, divulgar e promover qualquer tipo de evento relacionado a seu hobby. Para ele, que já gastou até US$ 1 mil por uma caixa de carros de miniatura, sua coleção representa um retorno a sua infância. “Eles não são só um brinquedo, eles relembram nosso passado. Por isso, quero levar esse hobby pro meu filho também”, disse ele. Na sua coleção há uma perua drag bus preta que foi feita por Bryan Pope, um dos melhores customizadores americanos, durante um evento do gênero no Brasil. Há somente 20 peças iguais a essa. Um carro feito especialmente em homenagem ao filme Caça Fantasma também está no quadro das preciosidades de Torresi.
Entre as outras raridades da exposição, há miniaturas de carros brasileiros que circularam no país nas década de 70, como um Variant e um Corcel. Também há um automóvel azul marinho chamado Haul of Flame, exclusivo de quem participou de um jantar americano da marca. Há apenas 25 modelos em todo o mundo.
Miniatura de carro da Fórmula 1 utilizado pela Ferrari em 2002 (Foto: Mariane Rossi/G1)Miniatura de carro da Fórmula 1 utilizado pela
Ferrari em 2002 (Foto: Mariane Rossi/G1)
É possível também ver motos antigas em miniatura e carros feitos de plástico que tem cerca de 30 anos e estampam logos de marcas conhecidas no país. Além dessas curiosidades, há carros de diversas cores, modelos, tamanhos e épocas que despertam a curiosidade de qualquer menino, menina, adulto, amador e, claro, colecionador.
No local, os colecionadores ainda podem comprar ou fazer a troca de veículos em miniaturas. A exposição começou na última sexta-feira (2) e permanece até este domingo (4), das 12h às 22h no piso L1 do Miramar Shopping,que fica na rua Euclides da Cunha, no bairro do Gonzaga em Santos.

Miniatura de veículo usado no filme 'Os Caça-Fantasmas' é uma das atrações (Foto: Mariane Rossi/G1)Miniatura de veículo usado no filme 'Os Caça-Fantasmas' é uma das atrações (Foto: Mariane Rossi/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário