MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de novembro de 2012

Com acrobatas e fogos, ópera ao redor de lago encanta em Gramado


Tradicional na cidade da Serra, Nativitaten apresenta inovações neste ano.
Ideia é mudar sem prejudicar a relação com a comunidade, diz diretor.

Felipe Truda Do G1 RS, em Gramado

Público assiste ao espetáculo em volta do Lago Joaquina Rita Bier (Foto: Cleiton Thiele/SerraPress)Público assiste ao espetáculo em volta do Lago Joaquina Rita Bier (Foto: Cleiton Thiele/SerraPress)
A música erudita se mistura à popular em meio a coreografias de artistas e sob um céu tingido por luzes coloridas e fotos de artifício no Navitaten, a ópera ao ar livre do Natal Luz de Gramado, cidade da Serra do Rio Grande do Sul. A apresentação é realizada no Lago Joaquina Rita Bier, e neste ano apresenta novidades como a diversidade de estilos musicais, a presença de acrobatas e as balsas com artistas se apresentando sobre a água.
A ideia, de acordo com o diretor Dilmar Messias, é inovar sem prejudicar a relação do evento com o Natal Luz e com a comunidade da pequena cidade gaúcha. “Trabalhamos para dosar, não mexer muito. Uma apresentação como esta abre um leque muito grande, mas tentamos conservar o aspecto lírico”, disse ao G1 o diretor.
Papai Noel anims o público antes do evento (Foto: Cleiton Thiele/SerraPress)Papai Noel anims o público antes do início da ópera
(Foto: Cleiton Thiele/SerraPress)
Pouco antes dos 39 atores e o coral de 100 vozes entrarem em cena, o clima natalino começa com dezenas de jovens vestidos como papais noéis circulando em torno do espaço entre o lago e o público saudando os espectadores. Pouco depois, é a vez do próprio Papai Noel entrar em cena. Subitamente, uma bateria de fogos de artifício surpreende e atrai os olhares ao céu e ao centro do lago, que fica em chamas.
Na chegada dos artistas é possível perceber algumas inovações: uma soprano interpreta as Bachianas Brasileiras nº 5, de Heitor Villa-Lobos, sobre uma das cinco balsas que percorrem a superfície do lago. Um coral posicionado na margem dá apoio. Todas as balsas têm acrobatas, que se movimentam repetidamente atraindo atenções para todos os lados.
O clima de diversidade se completa com a integração entre acrobatas profissionais e membros da comunidade de Gramado, que passam por um treinamento de quatro meses antes de entrar em cena e encantar turistas e moradores locais. “A participação da comunidade é importante, pois temos pessoas talentosas. E no ano que vem ela será ainda mais intensa, pois faremos audiências nas escolas”, disse ao G1 a secretária municipal do Turismo, Rosa Helena Volk, que prestigiou a ópera.
Acrobata acende estrela natalina durante o Navitaten (Foto: Felipe Truda/G1)Acrobata acende estrela natalina durante o Navitaten (Foto: Felipe Truda/G1)
O repertório também chama a atenção. São entoadas cantigas conhecidas de Natal, como Noite Feliz e Glória, Glória, Aleluia, interpretadas em uma mistura das versões em português e inglês. A música clássica se faz presente com composições como a 9ª sinfonia de Beethoven e a apresentação do tema O Fortuna de Carmina Burana.
Yanto Laitano é diretor de arte e pianista (Foto: Felipe Truda/G1)Yanto Laitano é diretor de arte e toca piano no show
(Foto: Felipe Truda/G1)
A miscelânea fica ainda maior com as interpretações de músicas pop como Imagine, de John Lennon, cantada e tocada ao piano pelo diretor de arte Yanto Laitano. “Adicionamos a tudo isto coisas brasileiras. Junto ao coral, pessoas tocam o bombo leguero (instrumento semelhante ao bumbo usado por artistas folclóricos do Rio Grande do Sul). Assim, damos uma cara gaúcha. É um diferencial”, diz o músico ao G1. “Mantivemos as características e colocamos inovações”, afirma.
O espetáculo é dividido entre Gênesis, Anunciação, Nascimento, Epifania e Glória. Durante o show, promoters ajudam os espectadores a acender as velas que ganham na entrada, iluminando as arquibancadas e cadeiras em torno do lago. Uma nova bateria de fogos anuncia o fim do espetáculo, emocionando espectadores.
Fogos de artifício embelezam o céu de Gramado (Foto: Cleiton Thiele/SerraPress)Fogos de artifício embelezam o céu de Gramado (Foto: Cleiton Thiele/SerraPress)
“O show não tem nada parecido. É muito lindo, as músicas e as luzes. Foi uma noite inesquecível”, destaca Débora Borsoi, de 38 anos, de São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, no Rio Grande do Sul.
José Carlos e Débora Borsoi levaram o filho Felipe (Foto: Felipe Truda/G1)José Carlos e Débora Borsoi levaram o filho Felipe
(Foto: Felipe Truda/G1)
Débora assistiu à apresentação ao lado do marido José Carlos Borsoi, de 34 anos, e do filho Felipe, de 5 anos. O casal já havia visitado a cidade, mas assistiu ao Nativitaten pela primeira vez. “É muito bonito, 100%. Tudo chama a atenção”, disse José Carlos. Já o menino gostou mais da presença do Papai Noel que do espetáculo musical em si.
O casal de dentistas Rideo Fukamachi, de 41 anos, e Marisa Paixão, de 40, também já havia visitado a cidade gaúcha, mas assistiu ao Nativitaten pela primeira vez. “É demais, muito bom. Valeu a pena ter voltado à cidade para ver este espetáculo”, disse Rideo, morador de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, em São Paulo, que se impressionou com a organização do evento. "Não é fácil encontrarmos algo assim", destacou.
Rideo e Marisa destacaram a organização do evento (Foto: Felipe Truda/G1)Rideo e Marisa destacaram a organização do
evento (Foto: Felipe Truda/G1)
Marisa elogiou os fogos e concordou com o marido. “Vamos a muitos shows, e é difícil encontrar algo parecido. Tudo funciona direitinho”, declarou. O casal levou os filhos Tiago, de 4 anos, e Pedro, de 5. “Gostei dos fogos de artifício”, disse o mais velho.
O diretor do evento festeja o sucesso. “Embora estejamos em uma constante busca e perene insatisfação, conseguimos resultados acima da expectativa”, diz. Como consequência, milhares de pessoas saem satisfeitas da beira do lago em uma noite de temperatura amena e clima agradável na serra gaúcha.
Serviço
Nativitaten
Local:
Lago Joaquina Rita Bier, em Gramado.
Horário: 21h30
Valor: de R$ 55 a R$ 230, conforme a localização e a data escolhida.
O evento será apresentado em mais 14 noites até o dia 12 de janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário