MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Começa nesta segunda a piracema nos rios do Pantanal


Período é definido por estudos realizados nas bacias hidrográficas.
Na maior parte dos rios, a desova ocorre entre novembro e fevereiro.

Do Globo Rural

Na piracema, os peixes ficam mais vulneráveis porque sobem os rios em cardumes para se reproduzir nas áreas de corredeira e por isso é proibido pescar.

A portaria estadual que restringe a pesca é aguardada pelos ribeirinhos que vivem da atividade e também pelo setor de turismo. Os barcos-hotéis já retornaram das últimas viagens e mais da metade da tripulação tem que ser dispensada na piracema.
Os barcos dos pescadores deverão parados até o dia 28 de fevereiro de 2013. Neste período, só é permitido pescar a cota definida pela lei como de subsistência para as famílias.
A principal fonte de renda passa a ser o seguro defeso pago pelo Governo Federal no valor de um salário mínimo por mês em cada um dos quatro meses de piracema.

Seriam quatro meses de descanso para reprodução dos cardumes, se não fosse a estiagem acima da média nos 10 meses do ano. O nível do Rio Paraguai está um metro abaixo do que é considerado normal. Os campos alagáveis do Pantanal, quase não inundaram, situação que pode ter impacto negativo para a reprodução de espécies nobres da região, como o pintado e o pacu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário