MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Costureira do CE borda tecidos para indústria têxtil do mundo todo


Há 62 anos, costureira transforma tecidos lisos em bordados.
Desenhos dos bordados são exclusivos.

Do G1 CE
Costureira de Maranguape  (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)Costureira de Maranguape vende tecidos bordados
para industria têxtil do mundo todo
(Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)
O tecido liso é transformado em desenhos exclusivos nas mãos de Maria do Carmo, 69 anos, em Tabatinga, em Maranguape, a 37 km de Fortaleza. Há 62 anos, a costureira transforma o bordado richelieu em obras de artes vendidas pelo mundo.
Requisitada pela industria têxtil de vários países, Maria do Carmo projeta desenhos diferenciados em cada peça que produz. Segundo a artesã, nenhuma peça feita é igual a outra. “Me sinto feliz porque terminei aquilo que foi criação nossa, porque não foi cópia dos outros”, afirma Maria do Carmo.
A arte de bordar não ficou somente com a dona Maria do Carmo. A nora Nívia de Neves aprendeu o segredo do bordado de rechelieu com a sogra. Segundo a nora, trabalhar com a sogra não deixa tempo para as brigas. “Na parte de baixo da casa ela é sogra e, em cima, ela é uma espécie de patroa. Dá certo porque a gente não tem tempo para brigar, só para trabalhar”, diz Nívia de Neves.
As clientes que passam pelo ateliê reconhecem o trabalho diferenciado da costureira. “Uma verdadeira mão de ouro para fazer um trabalho desse”, comenta a aposentada Maria Eliane.

Um comentário: