MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Dia do Doador de Sangue tem mutirão de doações em Petrópolis, RJ


Hospital Santa Thereza recebeu cerca de 50 doadores neste domingo (25).
Em Cabo Frio, cirurgias estão sendo canceladas por falta de sangue.

Do G1 Região Serrana

Neste domingo (25), foi comemorado o Dia Internacional do Doador de Sangue, para comemorar a data, o Hospital Santa Thereza,em Petrópolis, organizou um mutirão de doações. O banco de sangue do hospital, que não abre aos domingos, funcionou excepcionalmente neste dia das 7h às 12h e recebeu cerca de 50 doadores.
A manifestação serviu para auxiliar na média diária de doações do banco, que é de 38 pessoas, enquanto o ideal para atender a todos os hospitais da região seria de 40.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, de 2010 a 2011, o número de doadores no Brasil aumentou de 3,3 milhões para 3,4 milhões, o que representa 2% da população do país. Mas apesar do aumento, a média ainda está abaixo dos 3% dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde.
O banco de sangue do Santa Thereza, em Petrópolis, está aberto de segunda à sexta, das 7h às 14h, e aos sábados, das 7h às 11h.
Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, estoque de sangue tipo AB está zerado
A situação na Hemolagos, o maior banco de sangue da Região dos Lagos, é diferente. A quantidade de material estocado é suficiente para apenas dois dias e, inclusive, cirurgias estão sendo canceladas pela falta de sangue. O estoque do tipo AB, por exemplo, está zerado.
Localizada em Cabo Frio, a Hemolagos atende a mais de 30 unidades na região. Para atingir o ideal, a média diária deveria ser entre 50 e 60 doações, mas o banco recebe apenas cerca de 15 doadores por dia. Responsáveis pela saúde do município afirmaram que, até que a situação se normalize, somente os casos de vida ou morte serão atendidos.
A Hemolagos fica na Rua Barão do Rio Branco, no centro de Cabo Frio, próximo a Prefeitura do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário