MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dia mundial de combate a diabetes tem programação especial em Belém


Dados apontam que doença atinge cerca de 20 mil pessoas na capital.
Postos de saúde e praça Dalcídio Jurandir vão orientar sobre a prevenção.

Do G1 PA

O dia mundial de combate ao diabetes contará com uma programação especial na capital paraense nesta quarta-feira (14). Nos postos de saúde do município serão oferecidos à população, gratuitamente, testes de glicemia, verificação de pressão arterial, da circunferência abdominal e do peso.

Na praça Dalcídio Jurandir, no bairro da Cremação, em Belém, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vai oferecer os mesmos serviços dos postos, além de orientar sobre cuidados e prevenção do diabetes. Também haverá a distribuição de material educativo sobre hipertensão e tabagismo, tidos como fatores de risco que colaboram para a doença. A programação na praça acontece de 8h às 12h.

 De acordo com dados da Sesma, o diabetes atinge cerca de 20 mil pessoas só na capital do estado. A doença é diagnosticada a partir dos altos níveis de glicose encontrados no sangue humano. A glicose é o resultado da transformação dos alimentos em nosso organismo. Exames periódicos podem colaborar para a detecção da doença e os cuidados que ela requer.

“O diagnóstico precoce do diabetes é importante para os pacientes porque propicia um tratamento mais cedo, e evita que a doença avance. As pessoas que têm casos na família têm que ter atenção especial e não deixar aparecer os sintomas para correr atrás de tratamento”, explica o endocrinologista Antônio Conceição.

Entre os sintomas observados estão a perda de peso, o apetite exagerado, o fato de sentir muita sede e urinar de forma exagerada.
A nutricionista Ana Lúcia Fontenelle orienta para a ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico, ricos em fibras e consumo à vontade de frutas e vegetais. “Muito consumida em nossa região, a farinha deve ser evitada. E para quem não abre mão de chocolates, ingerir o tipo amargo e o meio amargo é menos prejudicial à saúde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário