MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Em Caxias, mulheres encontram no artesanato uma nova fonte de renda


Elas desenvolvem suas atividades utilizando materiais naturais.
Todo o material de trabalho ficará em exposição no fim do mês.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

O JMTV 1ª Edição mostrou que em Caxias mulheres que trabalham no campo encontram no artesanato uma nova fonte de renda. As peças são feitas com folhas de árvores da região.
No povoado Maribondo a dedicação é facilmente vista. Durante algumas horas do dia o pilão e coco babaçu ficam de lado. O artesanato trouxe entusiasmo. “Estou animada. Espero que consiga fazer muito, muito mais e vender bastante”, disse a lavradora Lucineide dos Santos.
A Aparecida as ensinou a transformar folhas e mato em peças delicadas que mais parecem produzidas de tecido nobre. É a técnica chamada esqueletização das folhas do cerrado. “É um trabalho de baixo custo. Acho que para ter todo o material elas não gastam cinco por cento do que podem arrecadar e elas podem trabalhar sem deixar suas atividades em casa ou até mesmo na lavoura”, explicou a artesã, que ministra o curso.
Folhas de árvores como a mangueira e o abacateiro, cozidas em uma solução de água e solda caustica são limpas com escovas e esponjas até ficarem assim. Depois elas são alvejadas com água sanitária e se tornam parte da matéria prima para arranjos natalinos e enfeites para embalagens de presente.
O projeto ‘Cores do Sertão Maranhense’ foi criado pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) em Caxias e tem o apoio do Banco do Nordeste e do Sebrae. Todo o material deve ficar em exposição nos dias 28 e 29, no centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário