MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ESTADO AUSENTE / BADERNA PRESENTE

Índios ocupam fazenda em Prado, cidade no extremo sul da Bahia

Polícia tenta negociar desocupação do terreno.
Índios pedem mais estrutura nas aldeias da região.

Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz

Índios ocupam fazenda em Prado, cidade no extremo sul da Bahia (Foto: Reprodução/ TV Santa Cruz)Índios ocupam fazenda desde sábado (Foto: Reprodução/ TV Santa Cruz)
Uma fazenda localizada no distrito de Cumuruxatiba, pertencente ao município de Prado, no extremo sul da Bahia, está ocupada desde sábado (17) por índios pataxó. De acordo com a polícia, a ocorrência foi registrada na delegacia da cidade na segunda-feira (19). O gerente da propriedade, Aquile Santos, disse ao G1 na terça-feira (20) que esteve na fazenda na segunda e foi impedido de entrar. "São índios que estão lá. Não recebi ameças, mas eles disseram que eu não ia entrar", afirmou.
Segundo Aquile, cerca de 350 cabeças de gado são criadas na propriedade rural, que tem aproximadamente 750 hectares. A polícia informou que investigadores vão ao local nesta quarta-feira (21) para tentar negociar a desocupação do terreno.
Índios ocupam fazenda em Prado, cidade no extremo sul da Bahia (Foto: Reprodução/ TV Santa Cruz)Índios pedem mais estrutura nas aldeias
(Foto: Reprodução/ TV Santa Cruz)
A região de Prado tem cerca de 23 mil índios pataxó, distribuidos em 17 aldeias. Eles pedem mais estrutura. "Na nossa aldeia nós não temos um colégio, uma boa estrutura, nós não temos água potável, não temos a construção de um posto de saúde", afirma um dos indios que ocupam a fazenda.
"A gente quer que dermarquem nossas terras para a gente plantar e colher, porque hoje nós estamos com uma reserva que não podemos fazer roça", destaca outro indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário