MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Estiagem afeta produção leiteira da Paraíba


Pecuaristas do sertão do estado sofrem com os efeitos da seca.
Os rebanhos estão se alimentando menos e a produção caiu.

Do Globo Rural

Na zona rural do município de Sousa, no sertão da Paraíba, é comum ver currais praticamente vazios. Sem chuva há mais de seis meses na região, o gado ficou sem pasto e está difícil até para matar a sede dos animais.
Na propriedade de Tomás Estrela, o rebanho reduzido se alimenta de uma mistura de silagem com farelo de milho. A ração teve que ser comprada no mercado e para isso, ele precisou vender seis cabeças. Mesmo assim, o alimento não foi suficiente, o gado perdeu peso e consequentemente, reduziu a produção de leite.
As 12 vacas leiteiras da propriedade produziam no ano passado até 90 litros de leite por dia. Hoje, a produção do mesmo rebanho caiu para 35 litros.
No começo do ano, quando choveu na região de Sousa, o preço do litro do leite era de R$ 0,75, hoje o valor chega a R$ 0,96, mas isto não significa lucro para o pequeno produtor. Com o alto custo de produção, a venda não dá nem para cobrir os prejuízos.
O reflexo da queda na produção já chega ao mercado. Sem leite, os laticínios da região reduziram o trabalho.
Em uma empresa de beneficiamento 55 mil litros de leite eram comprados por dia dos produtores locais, mas com a seca, a oferta caiu para 50%, o que forçou o empresário a comprar o produto industrializado no Sul do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário