MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Estresse aparece entre as principais doenças do trabalho no Vale do Itajaí


Neste ano, até outubro, o INSS de Blumenau atendeu a 1.999 casos.
Raiz da doença pode estar na busca por maior produtividade e metas.

Luiz Salviato Do G1 SC, com informações da RBS TV

Atrás da lesão por esforço repetitivo, doenças psicológicas como o estresse aparecem entre as principais doenças ocupacionais entre trabalhadores do Vale do Itajaí. Em 2012, até outubro, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de Blumenau atendeu a 1.999 casos comprovados de transtornos mentais e comportamentais.

Mas onde se esconde a fonte de estresse dos trabalhadores? Para a empresária Josiane Schmitt, que trabalhou boa parte da carreira em bancos, o estresse batia ponto com ela todo dia no trabalho:  "Eu sentia que aquela rotina sugava minhas energias. Chegava em casa esgotada e não tinha ânimo para outras atividades que são importantes para mim", conta a ex-bancária que pediu demissão para se dedicar ao empreendedorismo.

Um problema comum, que afeta, em níveis diferentes, a vida de todo trabalhador. A raiz do estresse pode estar na busca cada vez maior por produtividade. Na exigência de metas, cada vez maiores e de prazos, cada dia menores, o corpo logo avisa que há limites e eles devem ser respeitados.

Os excessos podem levar até o cidadão mais pacato a tomar atitudes irracionais. O mais comum, porém, é quando o estresse age dentro do corpo.  "O trabalhador pode mesmo adoecer por causa do estresse, das pressões do trabalho.", afirma a master coach Janaina Manfredini.

Os empregadores podem investir para amenizar situações de estresse no trabalho. Em Blumenau, uma empresa de tecnologia criou uma ala de relaxamento para os funcionários, com direito a mesa de jogos e espaço para a soneca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário