MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de novembro de 2012

Estudante de São José posta foto de inscrição e é eliminado do Enem


MEC acusa estudante de ter feito a postagem durante a prova.
Jovem, de 20 anos, nega a afirmação e diz que vai processar a pasta.

Suellen Fernandes Do G1 Vale do Paraíba e Região

Estudante de São José rebate acusação sobre postagem de imagem durante a prova neste sábado (3) (Foto: Arquivo pessoal/Valtelon)Estudante de São José rebate acusação sobre postagem de imagem durante a prova neste sábado (3) (Foto: Arquivo pessoal/Valtelon Gomes)
Um dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que prestou a prova na tarde deste sábado (3), em São José dos Campos, foi desclassificado pelo Ministério da Educação (MEC) após ser flagrado, durante a prova, postando em uma rede social uma foto da inscrição para o exame. O jovem, de 20 anos, contesta a afirmação e diz que o material foi postado na internet antes das 13h (horário de Brasília) - ocasião do início da prova.
O MEC confirmou nesta tarde que em todo o país estudantes foram retirados das salas e foram desclassificados após o flagrante de irregularidades. O número de candidatos não foi informado.
O grupo não poderá mais realizar as provas desta edição. O uso do celular é proibido pelo edital, assim como fotografar o interior das salas.
O auxiliar de almoxarifado, Valtelon Maurício Gomes da Silva, diz que postou a foto por volta das 12h30, antes do início da prova. "Tem fiscal na sala e meu celular estava em um saquinho, lacrado e sem bateria, conforme foi pedido quando cheguei ao local. Como eles afirmam que eu postei isso durante a prova", questionou o candidato. Ele foi acionado cerca de 45 minutos após o início da prova.
Na rede social em que havia a postagem da inscrição do estudante, às 19h deste sábado, havia a sinalização de que a postagem havia ocorrido 6h antes - portanto, às 13h.
Silva concluiu o ensino médio há quase três anos, prestou o Enem na escola Ayr Picanto, no Bosque dos Eucaliptos, na zona sul de São José. O jovem pretendia ingressar na faculdade para cursar publicidade por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Silva pretende acionar um advogado e processar o Ministério da Educação pelo ocorrido. "Eu me sinto injustiçado. Fui prejudicado pelo ocorrido e vou buscar meus direitos. Meu advogado vai analisar quais as medidas cabíveis neste caso. O fato é que me preparei este ano todo e não terei mais o direito de fazer a prova", disse ao G1.
Nota do InepSegundo a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) houve uma procedimento irregular por parte desse aluno dentro da sala de aula, por isso ele foi desclassificado.

Um comentário:

  1. Eu acho que isso nao tem nada a ver, porque ele postou uma foto do cartão de inscrição, não da prova ou do gabarito, pra mim ele poderia ter feito a prova numa boa. Porque quando eu cheguei para fazer a prova, todos os celulares tem que ser desligados e desmontados na frente da minitora e lacrado na bolsinha!

    ResponderExcluir