MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Estudantes alteram rotina por melhor desempenho no Enem


Luana Almeida A TARDE

Praia, videogame, shopping,  festas e os encontros com os amigos vão ter que esperar. Nos próximos sábado e domingo, os estudantes do 3° ano já têm compromisso marcado: fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para as  12 horas dos dias 3  e 4 de novembro.  Com cerca de 458 mil inscritos, a Bahia é o terceiro Estado em quantidade de candidatos, segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O Estado fica atrás apenas de São Paulo, com 932 mil inscritos, e Minas Gerais, com 653 mil.
Entre os  estudantes que buscam um bom desempenho no exame estão os jovens Diego Rodrigues e Ícaro Santana, ambos com 18 anos. O objetivo é obter uma nota que seja suficiente para conseguir uma vaga em uma universidade pública.  A Universidade Federal da Bahia (Ufba), por exemplo,  substituiu a primeira fase do seu vestibular pela nota no exame.
Diego e Ícaro vivem realidades bem diferentes. Enquanto Diego, que mora em Ondina, estuda em uma escola particular, Ícaro mora no bairro de Vista Alegre e é aluno da rede pública de ensino, que parou por 115 dias devido à greve dos professores. Apesar das contradições sociais, os dois adotaram uma rotina intensa de estudos.
Desafios - Aluno do Colégio Estadual Raphael Serravale desde a 5ª série do ensino fundamental, Ícaro conta que teve que vencer obstáculos para conseguir se inscrever no exame. O principal dos entraves foi a greve dos professores. Mesmo sem aulas, o garoto, que pretende cursar zootecnia, manteve sua rotina de estudos. No horário que deveria estar na escola, estudava  todas as disciplinas em casa, por conta própria.
"Quando tinha dúvidas, vinha na escola e procurava algum professor que pudesse ajudar. Também contei com a ajuda dos meus colegas de classe", disse. Com o fim da greve, Ícaro elaborou um novo método para estudar. Todas as manhãs, escolhe duas disciplinas e estuda até as 11 horas. Em seguida, vai à escola e, quando retorna, segue estudando até as 21 horas, quando finalmente descansa.
Tanto empenho fez a diferença. Hoje, Ícaro conta que se sente preparado e confiante para fazer a prova. "Me empenhei e estou tranquilo. Sei que vou conseguir um bom resultado",  aposta.
Maratona - Assim como Ícaro, Diego também elaborou uma rotina de estudos especialmente para o Enem. Após as aulas, no turno matutino, o garoto, que estuda no Colégio Antônio Vieira,  se dedica a disciplinas como biologia, física e química, que é sua matéria favorita.
Além disso, dá uma atenção especial a assuntos da atualidade, lendo revistas e jornais. "Também faço simulados via internet e isso tem me ajudado bastante a exercitar o que aprendi. Além disso,  compro  provas nas bancas de revista e resolvo as questões do Enem de anos anteriores", completou.
Na opinião de Diego, estudar não é sacrifício, pois a atividade está entre as suas preferidas. "Sempre gostei de estudar, então não tenho muitos problemas com isso. Procuro estudar o máximo que eu posso", contou.
Embora esteja empenhado na tarefa de obter uma nota alta no exame e conseguir uma vaga na universidade, o jovem conta que não dispensa os momentos de diversão com os amigos. "Aos finais de semana, procuro sair com meus amigos e me distrair".

Para se sentir mais tranquilo e relaxado, Diego procura alternar os momentos de estudo com descanso. "Estudo todos os dias, mas vejo um pouco de uma matéria, depois paro e retomo mais tarde já com outra disciplina. Desse jeito, não fico tão cansado, exausto", avaliou. Embora procure estar sempre calmo, ele conta que é difícil driblar o nervosismo nesta reta final. "Estou confiante, mas durmo e acordo pensando no Enem", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário