MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de novembro de 2012

Exercícios regulares viram melhor remédio para o coração, diz estudo


Atividade física, como 30 minutos de corrida ou ciclismo por dia, podem
fazer com que células-tronco do órgão antes adormecidas voltem à vida

Por Rio de Janeiro

Cientistas da Universidade John Moores, de Liverpool, no Reino Unido, publicaram um estudo mostrando que a prática de exercícios regulares ou intensos podem fazer com que as células-tronco do coração antes adormecidas voltem à vida, levando portanto ao desenvolvimento de novos músculos no órgão. A descoberta sugere que esses prejuízos causados por doenças do coração poderiam ser recuperados, ao menos em parte, com 30 minutos por dia de corrida ou ciclismo. As informações são do jornal "O Globo".
corrida atleta Rio de Janeiro caminha  (Foto: Guilherme Leporace / Ag. O Globo)Atividade física regular como a corrida vira um remédio para o coração (Foto: Guilherme Leporace / Ag. O Globo)
A pesquisa, ainda que em fase inicial, observou camundongos saudáveis que foram impostos a uma rotina de duas semanas de exercícios físicos regulares. A prática resultou em mais de 60% de células-tronco cardíacas que, antes adormercidas, tornaram-se ativas. Cientistas já tinham observado o aumento do coração seguido pelo treino aeróbico, mas achava-se que isto ocorria pelo alargamento de células musculares cardíacas existentes, conhecidas como cardiomiócitos.
Agora, a equipe de pesquisa tenta estudar os efeitos em ratos que sofreram ataques cardíacos para determinar se poderia haver um benefício ainda maior.
- Todos já sabem dos benefícios do exercício para manter o coração saudável. Nossa pesquisa sugere que este ganho também ocorra na regeneração do coração - afirmou Georgina Ellison, professora do curso de biologia de células-tronco da Universidade.
Além do aprimoramento clínico, Georgina sugere mudanças na diretrizes médicas de pacientes cardíacos. Segundo a especialista, embora alguns pacientes com problemas graves do coração sejam incapazes de realizar atividades intensas, a maioria delas poderia facilmente correr e até pedalar por 30 minutos por dia sem qualquer risco à saúde.
- Num programa normal de reabilitação cardíaca, pacientes já fazem exercícios, mas o que nós acreditamos é que, para este processo se tornar mais efetivo, talvez seja necessário realizá-lo com mais intensidade, com o objetivo de ativar as células-tronco adormecidas - disse Georgina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário