MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de novembro de 2012

Falta de professores ameaça escola pública com maior média no Enem


Colégio Coluni fica dentro da Universidade Federal de Viçosa.
Entre escolas públicas e particulares, instituição obteve a 8ª melhor nota.

Flávia Cristini Do G1 MG

Incentivo à pesquisa, qualificação e infraestrutura são os pilares da escola pública com melhor avaliação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Cercado de conhecimento, o Colégio de Aplicação – Coluni fica dentro do campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Zona da Mata de Minas Gerais. O destaque, bastante comemorado, é resultado de um trabalho bem feito, mas, atualmente, ameaçado pela falta de professores, de acordo com a direção do colégio. Entre as escolas públicas e particulares, o colégio obteve a oitava melhor nota, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira (22).
Entrada do Coluni Colégio de Aplicação, no campus da UFV. (Foto: Divulgação/Coluni)Entrada do Colégio Coluni, no campus da UFV. (Foto: Divulgação/UFV)
“Essa qualidade nossa está ameaçada, porque a gente precisa de reposição de professores, de liberação de professores pelo Ministério da Educação. A gente funciona bem, mas poderia estar funcionado muito melhor”, disse Hélio Paulo Pereira Filho, 44 anos, que assumiu a direção do Coluni em dezembro de 2010. Muito antes disso, Filho já lecionava na instituição e está prestes a completar 18 anos de colégio. A dedicação, inclusive, é destacada por ele como um ponto importante. “A maioria absoluta dos professores é de dedicação exclusiva. Isso é muito bom para escola, porque eles vivem a escola, tem tempo de estudar”, falou.
O colégio alcançou média de 704,3, ficando acima da média nacional – de 474,2 entre as escolas públicas. O critério utilizado para inclusão de uma escola na lista é o mesmo do sistema "Prova Brasil", apenas com unidades em que pelo menos 50% dos alunos matriculados e com o mínimo de dez alunos que estavam concluindo o ensino médio participaram do exame. Os números levam em consideração os dados do Censo Escolar.
De acordo com o diretor, o último concurso foi realizado em 2010, quando houve a contratação de seis professores. Ele afirma que, mesmo diante de negociações com o governo, não há previsão de um novo processo seletivo. Atualmente, o quadro de docentes é formado por 30 professores efetivos e seis substitutos. Segundo ele, uma possibilidade seria a criação do chamado “banco de equivalência de professores” que permitiria repor educadores mais rapidamente, por exemplo, em caso de aposentadorias. “A gente está trabalhando no aperto, o ideal seria trabalhar com mais tranquilidade”, disse.
É óbvio que a gente está feliz, mas a gente queria estar tranquilo para comemorar"
Hélio Filho, diretor
“Esta é a quinta vez, desde 2007, e a quarta consecutiva que o Coluni é considerado o melhor da rede pública. É óbvio que a gente está feliz, mas a gente queria estar tranquilo para comemorar”, disse o diretor. Para ser uma escola modelo, é preciso investir, ressalta Filho. “Somos no nosso país uma referência para melhorar o ensino publico. É muito bom trabalhar nessa perspectiva. Mas como se que faz isso? Tem que investir, ter uma política pública para a educação deste país”, avaliou.

Os estudantes que chegam ao colégio já possuem um desempenho diferenciado, pois são selecionados por meio de um exame. Os concorrentes são de várias partes do país, em busca de um ensino de qualidade e preparatório para o vestibular. No geral, aproximadamente 45% dos novatos vêm de escola pública e 55%, de escola privada, informou o diretor.
Coluni Colégio de Aprovação da Universidade de Viçosa, em Minas Gerais (Foto: Divulgação/Universidade Federal de Viçosa)Coluni Colégio (Foto: Divulgação/UFV)
Em Viçosa, os alunos que conseguem passar pela "peneira" são recebidos com toda a estrutura da universidade federal, tem acesso ao campus e aos ambientes de pesquisa. “O aluno aprende a estudar, ele tem autonomia, acesso ao conhecimento. A gente não trabalha para sair bem no Enem, é apenas uma consequência do nosso trabalho”, disse.

O Ministério da Educação informou que realmente não há previsão para a realização de um novo concurso para o Coluni. Ainda segundo o órgão, no momento, está em discussão uma proposta para estabelecer a relação aluno/professor, visando o ajuste do quadro de professores dos colégios de aplicação vinculados a universidades.

Coluni
O Coluni foi criado em 1965 e se destina à formação de estudantes no ensino médio. Na época da sua criação, tinha como objetivo preparar os alunos do último ano do colegial para a universidade. Já em 1966, segundo a instituição, os 27 formandos da sua primeira turma foram aprovados no processo seletivo da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG). A instituição oferece as três séries do ensino médio e, atualmente, tem 480 alunos. O próximo processo seletivo acontecerá nos dias 1º e 2 de dezembro. São oferecidas 150 vagas, com média de 13 candidatos para cada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário