MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Falta de seguro impede utilização de tratores e máquinas agrícolas no RJ


Governo do estado investiu R$ 4,3 milhões em mais de 40 máquinas.
Equipamentos deveriam ser cedidos a municípios da região serrana.

Do Globo Rural

Os agricultores de Teresópolis, no Rio de Janeiro, reclamam do atraso de um programa estadual que deveria ajudar no trabalho nas lavouras. Há vários meses, dezenas de tratores e equipamentos estão parados.
A Secretaria de Agricultura do Rio de Janeiro informou que os tratores precisavam de seguro para poder ser utilizados. Como as entidades dos agricultores disseram que não tinham como arcar com esse custo, o estado fez uma licitação para contratar o serviço. A situação deve estar regularizada ainda este mês.
O terreno foi abandonado pelo agricultor Nelci Rodrigues que planta brócolis e repolho. O produtor, que perdeu as dez mil mudas que preparou, reclama que sozinho não tem condições de refazer a lavoura. “Fiquei feliz porque iria ser beneficiado com os tratores”, diz.
A dificuldade é comum na área rural de Teresópolis, no interior do Rio de Janeiro. Quase todos os produtores são familiares, de baixa renda. Há alguns meses, os agricultores viram a solução para o problema. As mais de 40 máquinas, compradas pelo governo do estado com investimento de R$ 4,3 milhões, deveriam ser cedidas a associações de cinco municípios da região serrana, mas nunca saíram do depósito.
Sem proteção contra o sol e a chuva, aos poucos os sinais do tempo começam a aparecer. As máquinas continuam paradas. Também há microtratores e mais de 350 equipamentos agrícolas como arados e semeadores. Os dirigentes de associações garantem que entregaram a documentação e fizeram treinamento, mas ainda continuam sem acesso ao equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário