MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Farmácias no Sul de Santa Catarina funcionam de forma irregular


Estabelecimentos são obrigados a contratar um farmacêutico para atender.
Segundo profissional, função é orientar o paciente sobre medicamentos.

Do G1 SC

Na próxima quarta-feira (14), uma audiência deve definir um termo de ajustamento de conduta em relação a investigação feita pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF) em nove farmácias: sete em Criciúma, uma em Içara e uma em Balneário Rincão. O caso foi levado à promotoria nos municípios de Criciúma e Içara.
As farmácias no Sul do estado funcionam de forma irregular, ou seja, sem a presença de um farmacêutico responsável e, segundo a CRF, a presença do profissional é obrigatória.
Para que os estabelecimentos funcionem adequadamente é preciso o cadastro no conselho e a autorização da vigilância sanitária.
Indianara Becker, coordenadora de Serviços da Farmácia, conta que todo paciente que utiliza um medicamento tem uma razão para isso. "Se eu tomo um remédio para tosse, vou precisar de alguém para dosar. O médico, assim como o paciente, assim que preescreve um medicamento, espera um resultado e o farmacêutico é o profissional indicado para ajudar no alcance do resultado esperado".
A presença de um farmacêutico é fundamental para orientar os usuários, mas sem esquecer o médico. Por isso o profissional apenas pode indicar medicamentos considerados de venda livre, como remédios para resfriados, por exemplo.
O farmacêutico Airto de Castro explica que a função dele, como profissional, é dar atenção e orientar o cliente e paciente na compra do medicamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário