MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Governo decide manter prazo de vacinação confra febre aftosa no CE


Prazo da campanha de imunização vai até o fim de novembro no estado.
Situação do rebanho pode ficar pior com a estiagem.

Do Globo Rural
O governo do Ceará decidiu manter o prazo da campanha de vacinação contra a febre aftosa até o fim de novembro. O Ministério da Agricultura tinha autorizado a prorrogação, mas os técnicos do estado acreditam que a estiagem irá durar até o mês de janeiro e a situação do rebanho pode ficar pior.
Nas regiões mais secas do Ceará, a fraqueza dos animais se revela sob a pele. Muitos não suportam a falta de água e pasto, causados pela seca considerada a pior dos últimos 45 anos. O rebanho debilitado pode reagir mal à vacina contra a febre aftosa. Segundo os técnicos, é melhor que o gado seja vacinado agora no Ceará.
As punições para quem não cumprir a regra também estão mantidas. A multa é de R$ 13,43 por cabeça e o criador perde o direito à Guia de Transporte Animal, o que impede a circulação o trânsito dos animais dentro e fora do estado.
A dose da vacina custa R$ 1,50 centavos por animal. O próprio criador pode fazer a aplicação, mas deve tomar alguns cuidados, como higienizar a área a ser vacinada com álcool e iodo e trocar as agulhas a cada cinco aplicações.
Essa semana, o Ministério da Agricultura autorizou a prorrogação por 30 dias da campanha contra a febre aftosa nos municípios do Nordeste que estão em situação de emergência por causa da seca.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário