MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Grupo de médicos auxilia e orienta diabéticos após consultas, no AM


Trabalho completou dez anos de existência no dia 15 de agosto.
Objetivo do grupo é manter o acompanhamento médico após a consulta.

Girlene Medeiros Do G1 AM

Grupo recebe acompanhamento de diferentes especialidades médicas.jpg (Foto: Divulgação / Unimed)Grupo recebe acompanhamento de diferentes especialidades médicas (Foto: Divulgação / Unimed)
Com o objetivo de realizar um acompanhamento mais próximo a pacientes que sofrem de diabetes, um grupo médico age de maneira preventiva e faz o acompanhamento dessas pessoas depois das consultas médicas. Os trabalhos são feitos todas as sextas-feiras, no período da manhã, e é realizado em um hospital particiular de Manaus.
“O grupo quer acompanhar o paciente e tirar de circulação aquela história do paciente ser atendido somente no consultório. É um tratamento, um prolongamento da consulta”, disse a coordenadora do programa de Medicina Preventiva da Unimed, Mary Kauffman.
Após o atendimento individual, o paciente é direcionado ao serviço através do médico que o atendeu na consulta. Algumas atividades, como a realização de palestras, são direcionadas aos pacientes reunidos em grupo.
Kauffman explica que a frequência nos grupos varia com os encaminhamentos dos clínicos especializados, mas lembra que as orientações que os pacientes recebem através de oficinas e palestras são fundamentais para um tratamento completo da diabetes.

Os usuários recebem o cronograma completo das atividades do grupo para o ano e passam a frequentar as reuniões. No caso do grupo focado em diabetes, há palestras com psicólogos, nutricionistas ou até mesmo podólogos. “A intenção é ensinar o portador da patologia e conviver com a doença de maneira equilibrada”, disse Mary.

O Serviço de Medicina Preventiva (Sempre) completou dez anos no dia 15 de agosto deste ano. O programa também atende pacientes hipertensos e com tendências à obesidade que são encaminhados para reuniões diferentes dependendo da patologia apresentada.
Dia Mundial do Diabetes
Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, no último dia 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu atividades de orientação e prevenção ao diabetes nas unidades de saúde da capital. A campanha contou ações educativas sobre a prevenção e o tratamento da doença.

Na rede municipal de saúde de Manaus, os pacientes portadores de diabetes podem realizar consultas e exames periódicos com acesso a medicamentos. Além do atendimento feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), os diabéticos também têm acesso a atendimento especializado nas Policlínicas, onde são oferecidas consultas com cardiologista, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo ou exames de maior complexidade, como o eletrocardiograma e raio-X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário