MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Hospital Irmã Dulce pede área do Sesi para implantar ala de radioterapia


Funcionários fizeram 'ocupação pacífica' nesta terça (13), em Salvador.
Hospital quer negociar área onde fica campo de futebol; Sesi estuda troca.

Egi Santana Do G1 BA

hospital irmã dulce pede área de Sesi para implantar ala de radioterapia (Foto: Divulgação/Osid)Hospital irmã dulce pede área de Sesi para implantar ala de radioterapia (Foto: Divulgação/Osid)
Funcionários das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) fizeram uma manifestação e ocuparam, na manhã desta terça-feira (13), o campo de futebol que fica ao lado do Hospital Santo Antônio, no Largo de Roma, na Cidade Baixa, em Salvador. Eles colocaram uma estátua da beata no local. Os funcionários da Osid pedem que a área seja cedida à unidade para a implantação de uma ala de radiologia.
De acordo com a superintendente das obras, Maria Rita Pontes, a "ocupação pacífica" aconteceu para pedir celeridade em uma negociação entre a Osid e o Serviço Social da Indústria (Sesi), dono da área. "Essa conversa existe há mais de 12 anos. Mas na semana passada recebemos a informação do Ministério da Saúde de que seria liberada uma verba para a compra de um acelerador linear, equipamento que irá possibilitar o tratamento de radioterapia para os portadores de câncer. Atualmente, não temos essa estrutura e nossos pacientes só vão até a quimioterapia, que é o penúltimo estágio no tratamento da doença", pontua a diretora.
Ainda segundo Maria Rita, o Governo do Estado foi solicitado para auxiliar na negociação e aceitou doar uma área do estado para ser trocada pelo terreno do Sesi.
hospital irmã dulce pede área de Sesi para implantar ala de radioterapia (Foto: Divulgação/Osid)Funcionários fizeram celebração religiosa
no local (Foto: Divulgação/Osid)
Em nota, o Sesi explicou que "o terreno em questão é atualmente utilizado para o uso de práticas esportivas de trabalhadores da indústria e seus dependentes, uma das vertentes do programa de qualidade de vida".
Ainda segundo o documento, após ser procurado pela Osid para a negociação da cessão do terreno, o Sesi explicou que, por se tratar de uma organização sem fins lucrativos e receber apoio de órgãos federais como o Tribunal de Contas da União (TCU), o terreno não poderia ser cedido à Osid. Por conta disso, o órgão procurou o Governo do Estado para negociar a troca do terreno, e possibilitar que o hospital seja ampliado. O impasse estaria acontecendo porque o governo ainda não conseguiu a desapropriação do terreno que será usado para a permuta, segundo a assessoria de imprensa do Sesi.
Ainda em nota, o Serviço Social da Indústria informa que "a entidade, que tem como um de seus fundamentos o respeito à responsabilidade social, reconhece a relevância das Obras Sociais de irmã Dulce e confia que o equilíbrio é elemento fundamental na busca do diálogo respeitoso."
A superintendente da Osid disse que espera uma celeridade no processo de negociação com os envolvidos e acredita que a beata poderá interceder na causa. "A ideia foi colocar Irmã Dulce em campo, assim como ela fazia com a imagem de Santo Antônio quando queria algo: colocava o santo de costas até que seus pedidos fossem aceitos", explicou. Atualmente, as Obras Sociais Irmã Dulce atendem a cerca de cinco mil pacientes por dia, segundo as informações de Maria Rita Pontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário