MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 17 de novembro de 2012

Incidência de câncer de pele é maior no interior que no litoral, diz estudo


Pesquisa foi feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Médica acredita que pessoas tomam menos cuidados com a pele, no interior.

Do G1 PR com informações da RPC TV Londrina

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia mostrou que a maior incidência de câncer de pele ocorre em municípios do interior do Brasil. O resultado do levantamento contraria a ideia de que essa doença está atrelada apenas a quem vive nas cidades litorâneas.
Conforme o estudo, cidades sem praias têm incidência de câncer de pele 40% maior do que nos municípios que ficam à beira-mar. Para a dermatologista Sabrina Maciel, a falta de informação pode ser um dos fatores que levam quem mora no interior a se preocupar menos com os cuidados que a pele deve ter. “Talvez, o pessoal no interior ache que é só quando vai para a praia que tem que estar usando filtro solar. Não é bem assim”, alerta.
Para pessoas que trabalham sob o sol diariamente, a dermatologista lembra que são necessários cuidados adicionais, além do protetor solar. Segundo ela, esses trabalhadores precisam usar roupas e chapéus com tecidos adequados, que possam protegê-los dos raios solares. Já quem possui olhos claros ou que tenham problemas de catarata, ela indica o uso de óculos de sol.
O agricultor Davi Marana foi uma das vítimas da exposição excessiva ao sol. Após vários anos sem tomar os devidos cuidados, um dia descobriu que estava com câncer de pele. “Uma ferida que aparece e não sara. Comecei a passar creme, pomada e aquela ferida não sarava. Aí, eu fui procurar o médico e ele constatou que eu tinha problema de pele”, lembra.
Após  o tratamento, Marana mudou os hábitos. Todos os dias, antes do trabalho, o agricultor passa filtro solar, coloca camisa de manga comprida e chapéu. Eventualmente, ouve algumas brincadeiras dos vizinhos. “A gente saí aí e o pessoal caçoa. Brinca com a gente. Pergunta se vai mexer com abelha. Mas a gente tem que se proteger. Deixa o pessoal falar. A gente tem mais é que se cuidar”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário