MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Instituto testa produção de iogurtes de café e de abacaxi com hortelã


A produção é feita na agroindústria implantada dentro do campus Colorado.
Bebidas lácteas e sorvetes também são testados para comercialização.

Flávio Godoi Do G1 RO

Produtos são feitos e testados para o comércio (Foto: Nélio Ferreira/Divulgação)Produtos são feitos e testados para o comércio (Foto: Nélio Ferreira/Divulgação)
Há cerca de um ano, o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) em Colorado do Oeste, a 700 quilômetros de Porto Velho, iniciou uma pesquisa na área de laticínios voltada para a elaboração de novos sabores de iogurtes, bebidas lácteas e sorvetes.
Os testes feitos na agroindústria montada no campus da instituição buscam valorizar as essências de frutas e grãos cultivadas em Rondônia. De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador do curso de ciência e tecnologia em laticínios, Nélio Ferreira, os resultados mais satisfatórios e inovadores foram obtidos nos testes com iogurte de café e abacaxi com hortelã.
A produção, ainda em pequena escala dos iogurtes exóticos, acompanha também o desenvolvimento das bebidas lácteas e sorvetes. Estas, segundo Nélio, tiveram mais aceitação nos sabores convencionais de morango e chocolate.
“Toda a bebida láctea vendida no estado vem de outras regiões do país. Nossos testes não são apenas para ficar dentro do instituto, mas a pretensão é apresentar a laticínios e empresas ligadas aos derivados de leite para a comercialização em massa, já que nosso município é a maior bacia leiteira do Sul do estado”, ressaltou o coordenador.
Além da demonstração com a comunidade de Colorado do Oeste, os produtos lácteos começaram neste ano a serem expostos em feiras agropecuárias.
Com 19 anos de existência o campus de Colorado do Oeste é o mais antigo de Rondônia e, de acordo com o coordenador geral de pesquisas do instituto, Ricardo Teixeira Andrade, mais de 80 alunos e 20 professores trabalham em pesquisas agrárias na instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário