MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Internauta deve ficar atentos a emails com golpes


Algumas mensagens oferecem facilidades para limpar o nome.
Veja dicas da Polícia Civil; OAB elabora cartilha.

Do G1 São Paulo

Com o uso cada vez mais constante da internet, as pessoas ficam mais suscetíveis a golpes de criminosos virtuais. Algumas mensagens oferecem facilidades para limpar o nome. Outras pedem para abrir o link para checar uma documentação, que nunca foi solicitada. Em muitos casos, a oferta é de um brinde ou promoção imperdível.

Para evitar o problema, a Polícia Civil dá algumas orientações aos internautas, como não abrir um email se você não conhece o remetente; ficar atento aos erros de português e nunca clicar em um link desconhecido.
- Evite abrir e-mails de bancos e órgãos oficiais como Receita Federal, TRE, DETRAN e SERASA. Essas instituições não enviam e-mails, a não ser que seja solicitado pelo usuário.
- Faça instalação de programas antivírus, de preferência fabricantes conhecidos, e evite programas piratas.
- Fazer uso de Backup (cópia de segurança) em arquivos importantes.
- Escolha sites conhecidos.

- Certifique-se da segurança do site. Ele deve ter um ícone de cadeado na parte inferior da tela.
- Só digite números pessoais como identidade, CPF ou cartão de crédito em sites criptografados (essa técnica de segurança ''embaralha'' as informações para que só os computadores do site consigam desvendar o real significado de suas informações pessoais). Para saber se a empresa conta com esse processo, procure o link que descreve as formas de pagamento e condições de segurança.
- Verifique se os dados do seu cartão de crédito ficam armazenados no banco de dados da loja virtual. Os melhores sites são os que não salvam esses dados.
- Imprima todas as etapas da negociação feita pela Internet. Inclusive a descrição do produto, os termos de pagamento, condições e a garantia.
- Evite deixar em seu computador pessoal (PC) senhas gravadas ou o uso da função auto-completar.
- Crie senhas aleatórias, mesclando letras e números e procure alterá-la periodicamente, evite usar nomes que possam facilitar a ação de Hackers como data de aniversário, numero do telefone, datas comemorativas e nomes de familiares ou animais de estimação.
- Não forneça dados pessoais em salas de relacionamento ou bate-papos on-line. Os criminosos são capazes de desvendar senhas com apenas algumas informações pessoais.
- Nunca divulgue número de cartão, conta bancária ou senha por e-mail.
- Os pais devem ficar atentos e monitorar os contatos e relacionamentos que envolvem crianças e adolescentes, principalmente durante a madrugada

Para o advogado Coriolano Camargo, especialista em crimes virtuais, ninguém está livre de golpes. Nessa época de fim de ano, o internauta precisa ficar esperto e a atenção precisa ser redobrada. "Tem que tomar cuidado, manter o sistema operacional em dia e suspeitar de toda mensagem que tem um conteúdo atrativo, mas longe do dia a dia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário