MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Jovem lucra com site de venda de coroas para velórios


Expectativa para 2012 é dobrar faturamento de R$ 1,5 milhão.
Com sucesso, empreendedor agora investe em flores para maternidades.

Gabriela Gasparin Do G1, em São Paulo
A dificuldade em conseguir comprar uma coroa de flores pela internet quando o avô morreu, no começo de 2010, inspirou o administrador Eduardo Gouveia, de 26 anos, a criar a loja virtual "Coroas para Velório", com pronta entrega em todo o país. A ideia não só deu certo como fez o empreendedor encontrar outro nicho de mercado e lançar, em julho deste ano, o site "Arranjos para Maternidade" que, por sua vez, vende flores para entregar às mamães que acabaram de ganhar um bebê.
Nos dois anos de vida do site de entrega de coroas, o jovem empreendedor colheu bons resultados. Foram de R$ 2 mil a R$ 3 mil investidos na abertura da empresa, para um faturamento de R$ 1,5 milhão em 2011. A expectativa é mais que dobrar o resultado este ano. Atualmente, são vendidas de 800 a 850 coroas por mês e a meta é alcançar a 1,5 mil unidades mensais.
A dificuldade em conseguir comprar uma coroa de flores pela internet quando o avô morreu inspirou  Eduardo Gouveia (Foto: Divulgação)A dificuldade em comprar uma coroa de flores pela internet inspirou Eduardo Gouveia (Foto: Divulgação)
“Obviamente, os primeiros meses são mais difíceis. Lembro que no primeiro mês [que foi setembro de 2010], vendi 17 coroas de flores. Cada venda era muito comemorada e não havia funcionários na parte de atendimento, apenas eu. Então, eu atendia 24 horas por dia."
Hoje, são seis atendentes em diferentes turnos, mais uma coordenadora e um sócio, Bruno Peres, de 27 anos, que entrou para ajudar na prospecção de novos clientes corporativos – que representam cerca de 70% do público.
É um produto imediatista, depois de uma hora e meia, precisa estar no velório, essa agilidade é importante"
Eduardo Gouveia, criador do Coroas para Velório
O escritório fica em São Paulo, mas a empresa possui parcerias com cerca de 200 floriculturas em todo o país, que atendem ao padrão da empresa e garantem a entrega em todos os estados, afirma o empresário. O empreendedor explica que as floriculturas da rede precisam ter estrutura para a entrega rápida. “É um produto imediatista, depois de uma hora e meia precisa estar no velório. Essa agilidade é importante”, diz.

O site atende, na maioria dos casos, a pessoas que buscam praticidade na hora da homenagem, por isso o grande público corporativo. Há, também, clientes no exterior – aqueles que querem homenagear um ente querido, mas estão longe.
“A ideia de abrir o site Coroas Para Velório surgiu no começo de 2010, quando o meu avô faleceu (...). Fiz o que qualquer jovem faria, entrei na internet e comecei a buscar. Para minha surpresa, não encontrei nenhuma empresa que fornecesse esse serviço online”, explica.
Sócio Bruno Peres (à dir.) entrou para ajudar na prospecção de novos clientes (Foto: Divulgação)Sócio Bruno Peres (à dir.) entrou para ajudar na
prospecção de novos clientes (Foto: Divulgação)
“No começo, as pessoas ligavam e ficavam desconfiadas sobre o nosso serviço. Hoje temos diversos clientes, tanto corporativos, quanto pessoas físicas”, avalia Gouveia, sobre a expansão. Ele diz que os funcionários são treinados para fazer um atendimento rápido e o mais profissional cordial possível, tendo em vista o serviço prestado.  As coroas custam de R$ 189 a R$ 1.755, sendo que o valor médio atual é de R$ 311.
De com o empresário, o site costuma ter picos de atendimento quando morre alguma pessoa conhecida, como políticos ou famosos. “A última que aconteceu foi a Hebe Camargo”, conta.
Nicho de mercado
Quando lançou a loja virtual, o jovem, que é formado em administração de empresas, trabalhava como funcionário em uma grande empresa e cursava pós graduação em marketing. “Eu tinha pesquisado para fazer alguma coisa com o e-commerce (...). Não era interessante concorrer com os grandes players (...). O foco sempre foi explorar um nicho de mercado”, explica. Em poucos meses, ele resolveu deixar o emprego e apostar no negócio.
Os bons resultados fizeram o jovem apostar no site de arranjos para maternidade.
Até o momento, são cerca de 50 a 70 arranjos vendidos ao mês, com preços de R$ 95 a R$ 175. "Tem uma sinergia operacional muito boa (...). O produto é diferente, só que a gente emoldura as mesmas flores de outra forma. A ideia é continuar crescendo com os nichos", ressalta.
“O Arranjos para Maternidade tem o mesmo foco, que é o público corporativo, só que em vez de entregar as flores no cemitério, entrega no hospital (...). Ajuda na parte operacional, que a gente consegue usar o que já tem, só que com outra frente de vendas para não misturar os produtos, que são bem diferentes. Uma coisa infelizmente é a morte, e a outra, a vida."

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