MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de novembro de 2012

Menina de 11 anos toca violino e faz solo no Nativitaten, em Gramado


Filha do maestro regente do coral, Isabel Martins participa do Natal Luz.
Ópera ao lar livre também conta com acrobatas, luzes e fogos e Papai Noel.

Felipe Truda Do G1 RS, em Gramado

Isabel Damas Martins, de 11 anos, toca violino no Nativitaten  (Foto: Felipe Truda/G1)Isabel Damas Martins, de 11 anos, toca violino no
Nativitaten (Foto: Felipe Truda/G1)
O Natal Luz de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, impressiona não apenas pela beleza dos espetáculos, mas também pelo talento de alguns participantes. Entre os artistas que se apresentam na ópera Nativitaten, a violinista Isabel Damas Martin, aos 11 anos, se destaca tocando como adulta e até faz solo.
Isabel aprendeu a tocar violino há apenas um ano. A facilidade com a música vem de família. Ela é filha de Glédison Martins, o maestro regente do coral de 100 vozes do Nativitaten. “Desde quando eu era pequena, meu pai me ensinou a tocar instrumentos, então foi mais fácil de aprender. Eu toco flauta doce e teclado”, disse a menina ao G1, pouco antes de entrar em cena.
Isabel faz um solo na música Jesus Alegria dos Homens. Ela fica em frente ao pianista e diretor de arte Yanto Laitano, e próxima ao pai, que rege o coral do Programa de Artes Pedro Henrique Benetti. Além de música, a apresentação conta com acrobatas e bailarinos, luzes e fogos de artifício ao redor do Lago Joaquina Rita Bier, em Gramado.
Isabel Damas Martins, de 11 anos, toca violino no Nativitaten (Foto: Felipe Truda/G1)Isabel durante o espetáculo (Foto: Felipe Truda/G1)
Isabel estreou no Nativitaten em 2011. Participando pela segunda vez do espetáculo, a menina não se intimida com o público em torno do lago. Mas nem sempre foi assim.
“Fiquei muito nervosa na primeira vez. Não falava nem 'oi'. Hoje falo com todo mundo”, disse a violinista, que momentos antes de entrar em cena era vista conversando com os demais músicos que fazem parte da apresentação.
Show encanta turistas na SerraA música erudita se mistura à popular em meio a coreografias de artistas e sob um céu tingido por luzes coloridas e fotos de artifício no Navitaten, a ópera ao ar livre do Natal Luz de Gramado, cidade da Serra do Rio Grande do Sul. A apresentação é realizada no Lago Joaquina Rita Bier, e neste ano apresenta novidades como a diversidade de estilos musicais, a presença de acrobatas e as balsas com artistas se apresentando sobre a água.
Público assiste ao espetáculo em volta do Lago Joaquina Rita Bier (Foto: Cleiton Thiele/SerraPress)Público assiste ao espetáculo em volta do Lago
Joaquina Rita Bier (Foto: Cleiton Thiele/SerraPress)
A ideia, de acordo com o diretor Dilmar Messias, é inovar sem prejudicar a relação do evento com o Natal Luz e com a comunidade da pequena cidade gaúcha. “Trabalhamos para dosar, não mexer muito. Uma apresentação como esta abre um leque muito grande, mas tentamos conservar o aspecto lírico”, disse ao G1 o diretor.
Pouco antes dos 39 atores e o coral de 100 vozes entrarem em cena, o clima natalino começa com dezenas de jovens vestidos como papais noéis circulando em torno do espaço entre o lago e o público saudando os espectadores. Pouco depois, é a vez do próprio Papai Noel entrar em cena. Subitamente, uma bateria de fogos de artifício surpreende e atrai os olhares ao céu e ao centro do lago, que fica em chamas.
Na chegada dos artistas é possível perceber algumas inovações: uma soprano interpreta as Bachianas Brasileiras nº 5, de Heitor Villa-Lobos, sobre uma das cinco balsas que percorrem a superfície do lago. Um coral posicionado na margem dá apoio. Todas as balsas têm acrobatas, que se movimentam repetidamente atraindo atenções para todos os lados.
O clima de diversidade se completa com a integração entre acrobatas profissionais e membros da comunidade de Gramado, que passam por um treinamento de quatro meses antes de entrar em cena e encantar turistas e moradores locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário