MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

MERCADANTE QUER ENGANAR QUEM COM ESTA AFIRMAÇÃO?

Governo vai gastar R$ 46 por aluno no Enem 2012, diz Mercadante

Ministro apresentou nesta sexta números da prova que começa no sábado.
Provas serão realizadas neste sábado (3) e domingo (4), às 13h de Brasília.

Iara Lemos Do G1, em Brasília

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em coletiva de imprensa nesta sexta (2) (Foto: Iara Lemos/G1)O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em
coletiva de imprensa nesta sexta (2)
(Foto: Iara Lemos/G1)
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta sexta-feira (2) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai custar ao governo federal R$ 46 por candidato inscrito. Um total de 5.791.290 candidatos se inscreveram para o Enem. As provas serão realizadas neste sábado (3) e domingo (4), às 13h no horário de Brasília em 15.076 locais de prova e 1.615 municípios brasileiros. .
Segundo ele, a equipe está trabalhando em um "cenário de total tranquilidade, de muita serenidade". Em entrevista coletiva, Mercadante apresentou números relativos aos candidatos e à logística do processo.
Questionado sobre possíveis falhas na edição atual, o ministro afirmou que não espera uma repetição dos problemas que aconteceram nos três anos anteriores. "Temos bastante segurança de que esses episódios não vão acontecer", disse Mercadante. "As experiências anteriores foram muito importantes para a gente chegar onde estamos."
As provas impressas estão guardadas em mais de 48 mil malotes que estão sendo distribuídos por 2.200 veículos em 9.788 rotas em todo o Brasil. Segundo o o ministro, 35% dessas cidades estão na Região Nordeste e 29% na Região Sudeste. "O Enem hoje é o segundo maior exame do planeta", afirmou Mercadante.
Raio-X: o Enem 2012 em número (Foto: Editoria de Arte/G1)
Segundo ele, mais de 90% das vagas nas universidade em 2013 serão selecionados usando o Enem 2012 como critério. "Neste ano de 2013, 12,5% das vagas de todas as universidades federais serão para alunos de escola pública", afirmou o ministro, referindo-se à nova lei de cotas aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidente Dilma Rousseff no segundo semestre.
Neste ano, 5,7 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o exame, que tem início às 13h (horário de Brasília). "Não esqueçam o documento com foto", recomendou o ministro. Ele sugere ainda que os candidatos aproveitem a véspera da prova para conhecer o trajeto de casa até o local de provas. "Percorram o caminho antes de fazer a prova. Hoje é feriado, evite imprevistos. Saiam com antecedência de casa e verifique o trajeto."
Perfil dos candidatos
As mulheres representam a maioria de inscrições (59%), e 54% dos candidatos se autodeclararam pretos, pardos e indígena, o que, de acordo com Mercadante, equivale à participação dessas populações, que é de 52%, segundo o Censo do IBGE.
Do total de candidatos, 800 mil (ou 14% do total) são maiores de 30 anos. Segundo o ministro, são "pessoas com uma certa idade buscando uma oportunidade através do Enem". Candidatos na faixa etária entre 21 e 30 anos representam 31%. "Ou seja, 45% [dos candidatos] têm mais de 21 anos."
Muitos candidatos terão atendimento específico ou diferenciado, de acordo com a solicitação feita no ato de inscrição. O atendimento inclui horário especial para a realização da prova, no caso de estudantes que guardam o sábado, e poderão fazer a prova do dia 3 após o por-do-sol.
Segundo Mercadante, nove candidatos estão em situação de classe hospitalar e, por isso, farão a prova no hospital. Ele afirmou ainda que 966 gestantes terão atendimento especial durante a prova e mais de 1.700 mulheres lactantes, com bebês ainda em fase de amamentação, poderão levar o filho e um adulto acompanhante ao local de provas. Os dois ficarão em uma sala reservada e as mães poderão sair da sala para amamentar seus filhos.
Além disso, o MEC vai oferecer diversos equipamentos e funcionários para atender a deficientes, como provas em braile, intérprete de libras e salas com acesso a deficientes físicos.
Os resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2012 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário