MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de novembro de 2012

México ocupa o segundo lugar entre os maiores importadores de milho


Em 2011, país produziu 21 milhões de toneladas do grão.
Valor é menos que um terço da produção brasileira deste ano.

Do Globo Rural

Cercada de montanhas e vulcões, fica a Cidade do México. A capital do país foi construída no meio de um lago pelos astecas. As ruínas da antiga cidade, chamada de Tenochtítlan, ainda são visíveis no meio das novas construções.
Hoje a região metropolitana tem 24 milhões de habitantes e assemelha-se a São Paulo, até nos problemas. Muita poluição e um trânsito tão frenético, que nem os vários guardas conseguem organizar.
Ao sul do país, Oaxaca é um dos estados mais indígenas do México. Na cidade de Oaxaca, a figura ilustre é Benito Juárez. Ele foi presidente do México de 1858 a 1872 e, por resistir à ocupação francesa, tornou-se um herói nacional.
Benito era filho de índios zapotecas, um dos grupos que participaram da domesticação do milho.
É no estado de Oaxaca que fica a maior concentração de raças de milho crioulo no México. Das 59 raças registradas, 35 estão por lá.
O agrônomo Flávio Aragon, do INIFAP, Instituto Nacional de Investigações Florestais, Agrícolas e Pecuárias, uma espécie de Embrapa do México, trabalha há uns 15 anos na preservação desse milho ancestral.
Na estação experimental, Flávio mostra o material que coletou junto aos agricultores. São plantas com quatro metros de altura.
A capacidade de adaptação do milho à diferentes ambientes gera as tantas variações. Outro fator importante é o tipo de reprodução da planta: a polinização cruzada. O pólen que sai do pendão, a parte masculina do milho, pode voar e polinizar uma planta a metros de distância.
Essa riqueza, o agrônomo tenta preservar e aprimorar no campo, através de um projeto de melhoramento participativo. Junto com pequenos produtores, ele tenta resolver problemas como a redução da altura do pé de milho para evitar a queda com o vento e a redução do ciclo para fugir das geadas.
Enquanto no Brasil, o ciclo do milho é de quatro meses, os milhos crioulos mexicanos têm ciclos de três a nove meses entre o plantio e a colheita.
Mais do que produtividade, o projeto comandado por Flávio busca manter a diversidade. Para a conservação em seu local de origem, o agrônomo selecionou raças de milho consideradas importantes e agricultores que se tornaram guardiães das sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário