MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Motociclistas viajam e levam balão gigante para divulgar o Brasil no Peru


15 motociclistas saíram de Santos nesta quinta-feira com destino ao Peru.
Balão de '10 andares' cruzará o continente com uma mensagem.

Mariane Rossi Do G1 Santos

Balão acompanha expedição de motos entre Santos e Peru (Foto: Divulgação/Marcelo Moreira)Balão acompanha expedição de motos entre Santos e Peru (Foto: Divulgação/Marcelo Moreira)
Uma viagem que será feita apenas por motociclistas começou na manhã desta quinta-feira (15) no Parque Roberto Mário, em Santos, no litoral de São Paulo. A 2ª Expedição Interoceânica tem a intenção de divulgar e mostrar a integração entre o Brasil e o Peru, por meio de um roteiro pelos dois países, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico. Além dos motociclistas, um enorme balão fará a divulgará a ação.
O grupo, formado por 15 motociclistas, passará por 20 cidades do Brasil e do Peru. Eles deixaram Santos por volta das 11h, rumo a Rio Branco, no Acre. A previsão é que eles cheguem do outro lado do Brasil no dia 22 de novembro. Outros motociclistas se unirão ao grupo durante o caminho. O objetivo é reunir cerca de 50 pessoas que deverão ter como destino final a cidade de Matarani, no Peru.
Os motociclistas devem percorrer mais de 12 mil quilômetros entre os trajetos de ida e volta. Eles percorrerão a rota Pantanal Amazônia Andes Pacífico, cruzando todo o continente sulamericano. Segundo o empresário e organizador da expedição, Oswaldo Xavier Dias, o trajeto só foi possível com a construção da Carreteira Interoceânica, uma estrada recentemente concluída que liga o Brasil ao Peru. “O motivo da nossa viagem é mostrar a oportunidade que essa rodovia proporciona não só no lado turístico, mas também no campo dos negócios”, diz. A ideia de ir de moto surgiu há muito tempo, quando Dias fazia expedições menores. “Eu sou apaixonado por duas rodas e vejo na motocicleta uma grande oportunidade de você visualizar esse nosso movimento de integração”, explica.
Motociclistas partem em expedição de Santos rumo ao Peru (Foto: Mariane Rossi/G1)Grupo colocará água do Oceano Atlântico no
Pacífico (Foto: Mariane Rossi/G1)
O empresário Paulo Navarro, de 60 anos, é um dos expedicionários. Ele conta que já viajou por países como Argentina, Chile e Venezuela. No dia 4 de novembro, ele saiu de Rio Branco, onde mora, e veio de moto para Santos. “Eu já ando há 40 anos. Meus pais moram aqui. Uni a vontade de viajar e aproveitei para visitar meu pai e minha mãe”, disse Navarro, que passará pelas cidades do Peru pela segunda vez. “A região é muito bonita. É uma estradas das mais bonitas. Estaremos há cerca de 4.873 metros de altitude nos Andes”, conta.
O balão que irá acompanhar os expedicionários é carregado em um dos carros que dão apoio aos motociclistas. Ele irá sobrevoar as cidades em que o grupo irá descansar durante a viagem. O balão tem a mesma altura de um prédio de 10 andares e irá divulgar a expedição e o turismo brasileiro com o slogan “O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida”.
Várias autoridades de Santos, do Acre e do Peru participaram da cerimônia de largada da 2ª Expedição Interoceânica, no Parque Roberto Mário Santini, em Santos. Antes da saída dos motociclistas, os participantes realizaram um ato simbólico e encheram um reservatório de água do Oceano Atlântico que será despejado no oceano Pacífico, no Porto de Matarani, no Peru, na chegada dos motociclistas, que está prevista para o dia 27 de novembro.

Motociclistas partem em expedição de Santos rumo ao Peru (Foto: Mariane Rossi/G1)Motociclistas partem em expedição que começou em Santos rumo ao Peru (Foto: Mariane Rossi/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário