MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

MP-ES analisa documentos da Igreja Maranata e notifica testemunhas


Após 9 horas na sede administrativa da igreja, malotes foram apreendidos.
Vinte e seis pessoas já foram notificadas para prestarem depoimentos.

Do G1 ES

Após nove horas do início da operação "Entre Irmãos", o Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) deixou a sede administrativa da Igreja Cristã Maranata, em Vila Velha, na Grande Vitória, nesta segunda-feira (26). Vários malotes com documentos foram levados para serem analisados por promotores.
O órgão procura indícios que comprovem um suposto esquema de desvios de dinheiro do dízimo, além de lavagem de dinheiro, falsificações de documentos e ocultação de bens da igreja. A Igreja Cristã Maranata informou, por meio de nota, que "acredita que todos os pontos da investigação serão apurados devidamente pela Justiça" e que vai colaborar com as investigações do MP-ES.

A ação foi cumprida por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), contando com o apoio da Ronda Tática Motorizada (Rotam) da Polícia Militar, na Grande Vitória. No total, 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta segunda.
Os assessores do Ministério Público deixaram o local a sede administrativa nesta tarde. Pela manhã, eles também recolheram documentos na Fundação Manoel Passos Barros, na Serra, na região Metropolitana, entidade mantida pela Maranata. O órgão disse que há indícios de desvio até de emendas parlamentares destinadas à fundação.
As investigações da operação "Entre Irmãos" começaram em fevereiro deste ano. O MP-ES afirmou que os desvios aconteciam por meio de pagamentos feitos com notas fiscais ilícitas. Ao mesmo tempo, a Polícia Federal realizou outra operação, que também tem como alvo a Igreja Maranata, mas essas investigações correm em segredo de Justiça.
Por ordem judicial, foi efetivada a quebra dos sigilos fiscal e bancário dos envolvidos e o sequestro de bens, ativos e valores supostamente desviados, visando ao resguardo e restituição à Igreja e aos cofres públicos.
Agora, o Ministério Público segue com as investigações através do depoimento de testemunhas, eventuais colaboradores e membros da Igreja que tenham informações de irregularidades na gestão. Foram notificadas 26 pessoas para prestarem esclarecimentos a partir dos próximos dias. Outros colaboradores que quiserem auxiliar nas investigações podem entrar em contato com a instituição por meio dos promotores de Justiça do Gaeco, ou pelo telefone 127, da Ouvidoria do MP-ES, que recebe denúncias sem a necessidade de identificação.

Ministério Público levou vários malotes com documentos para serem analisados por promotores, em Vila Velha (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Ministério Público levou vários malotes com documentos para serem analisados por promotores, em Vila Velha (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

3 comentários:

  1. Tem uma igreja maranata proxima a minha casa, eles pedem muito, muito dinheiro mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não passa de um mentiroso !

      Nunca vi uma igreja deles pedirem dinheiro.

      Excluir
  2. So se for perto da sua casa pq nunca vi ninguem pedir dinheiro na igreja Maranata nao!!!
    Agora que essa historia toda ta muito mal contada esta, espero que a justica seja feita, tanto a justica dos homens quanto a de Deus.
    Espero que nao termine tudo em pizza como na politica brasileira e que se houver ladroes que os mesmos sejam presos e devidamente punidos!!!

    ResponderExcluir