MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de novembro de 2012

Museu nos EUA tem mostra sobre vilões dos filmes de James Bond


Dentadura prateada do inimigo Jaws é uma das peças.
Conheça ainda locações pelo mundo do novo filme de 007.

Do G1, em São Paulo

Um museu nos Estados Unidos encontrou uma forma diferente de comemorar o aniversário de 50 anos do lançamento do primeiro filme do agente secreto James Bond: homenageando seus adversários.
Focada nos vilões que lutaram contra o agente 007 em seus 23 filmes, a exposição “Exquisitely Evil: 50 Years of Bond Villains” (Deliciosamente Malvados: 50 anos dos vilões de Bond) foi inaugurada na última sexta-feira (16) no Museu Internacional da Espionagem, de Washington.
O vilão Jaws no filme  "O Espião que me amava", filme de James Bond (Foto: Danjaq, LLC and United Artists Corporation)O vilão Jaws no filme "O Espião que me amava" (Foto: Danjaq, LLC and United Artists Corporation)
Graças a uma parceria com o estúdio que produz os filmes de Bond, foram reunidos mais de cem objetos usados nos longas do agente secreto – do primeiro deles, "Dr. No" (1962), ao mais recente, "Operação Skyfall", que ainda está em cartaz.
Entre os artefatos que podem ser vistos estão a tarântula do Dr. No, o Jaguar usado pelo terrorista Zao em “Um Novo Dia para Morrer”, o satélite de GoldenEye (do filme “007 contra GoldenEye”) e os dentes de aço de Jaws, de “O Espião que me Amava”.
Dentadura de Jaws, vilão do filme de James Bond (Foto: Danjaq, LLC and United Artists Corporation)Dentadura de Jaws, vilão do filme de James Bond (Foto: Danjaq, LLC and United Artists Corporation)
A mostra tem seções interativas, nas quais os visitantes podem nadar com tubarões, tornar-se um vilão ou criar seu próprio esconderijo.
Recursos multimídia também foram explorados, com filmes clássicos e vídeos atuais que mostram profissionais de inteligência revelando as conexões entre os filmes de Bond e o mundo da espionagem na atualidade.
Segundo o site do museu, James Bond não seria o que é sem os “vilões que adoramos odiar”. “007 pode ser o espião mais conhecido do mundo, mas sem seus adversários diabólicos, ele é apenas um a suave man em um smoking”, afirma o texto de apresentação sobre a mostra.
Cenários de  'Operação Skyfall'
Para quem é fã de 007, a mostra em Washington é só mais um lugar interessante a ser visitado. As locações do último longa de James Bond também podem ser boas pedidas. O filme foi rodado principalmente na Inglaterra (onde foram feitas até as cenas que se passam, segundo o enredo, em edifícios de Xangai). Mas vários momentos importantes de “007: Operação Skyfall” se passam em outros países. Confira abaixo três deles, reunidos de acordo com informações do site "The Worldwide Guide to Movie Locations".

Istambul (Turquia)
Istanbul, na Turquia (Foto: Creative Commons)Mesquista Yeni, que fica na praça Eminou, em Istanbul (Foto: Creative Commons)
No início do filme, Bond (Daniel Craig) está em Istambul, na Turquia. A cidade já havia aparecido em outros dois filmes do agente 007: "Da Rússia com Amor" e "O Mundo não é o Bastante". Durante a perseguição a um terrorista, ele passa pela praça Eminonu, uma das mais antigas da cidade. Ele também entra de moto no Grande Bazaar, um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo.

Ilha de Hashima (Japão)
Ilha de Hashima (Foto: Hisagi/Creative Commons)Ilha de Hashima (Foto: Hisagi/Creative Commons)
A estranha ilha que serve de esconderijo para o vilão Silva (Javier Barden) existe. Ela se chama Hashima Island e fica na costa sudoeste do Japão, a cerca de 16 km da cidade de Nagasaki. Com uma área de menos de 1 km², Hashima já foi parte da atividade mineradora em águas profundas no país e era habitada pelos trabalhadores que faziam essa exploração. Quando a atividade foi suspensa em 1974, os poucos habitantes deixaram o local, que hoje é deserto, mas pode ser visitado – apesar de a condição decrépita dos prédios não ser muito convidativa.

Escócia
A região de Glencoe (Foto: Scotland´s National Tourism Board/Divulgação)A região de Glencoe (Foto: Scotland´s National Tourism Board/Divulgação)
A cidade onde o personagem James Bond passou a infância é Glencoe, na Escócia. É para lá que o agente leva a sra. M para se refugiar do vilão Silva. As cenas em que ele dirige até o local acompanhado da chefe foram rodadas nas montanhas de Buachaille Etive Mor e Buachaille Etive Beag. A região já serviu de locação para filmes como “Coração Valente” e “Higlander”. Mas a casa dos pais de Bond não fica na Escócia, mas na Inglaterra, em Hankley Common, uma area do Ministério da Defesa que já apareceu em dois longas com Pierce Brosnan como 007: “O Mundo não é o Bastante” e “Um Novo Dia para Morrer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário