MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

No Dia do Músico, Rei do Baião recebe título de Doutor Honoris Causa


UFRPE concedeu a honraria em solenidade nesta quinta.
Sobrinho de Gonzaga recebeu o título em nome de toda a família.

Do G1 PE

O Dia do Músico contou com uma solenidade especial na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), nesta quinta-feira (22). Ao som de um ritmo bem nordestino, Luiz Gonzaga recebeu, in memorian, o título de Doutor Honoris Causa, como comemoração pelo centenário de seu nascimento.

O título, que é a maior honraria das instituições de ensino superior, foi concedido pela primeira vez a uma personalidade após a sua morte. A sessão foi presidida pela reitora Maria José de Sena, que comentou a homenagem: “Luiz Gonzaga e UFRPE, o que eles têm em comum? Ora, há 100 anos nasciam os dois”.
Um dos idealizadores da iniciativa, o professor e pesquisador da UFRPE Severino Mendes Júnior explicou a atitude da universidade: “Ele pedia, nas suas letras, nas suas composições, a proteção da natureza. Divulgou o baião para todo o Brasil, divulgou os costumes do povo do Nordeste e chamou a atenção para o clima, para a necessidade de proteção da fauna e da flora. Então eu acho que uma pessoa que, nos anos 50, 60, tinha essa postura, merece ser lembrada em memória, e receber a titulação de Doutor Honoris Causa”.

Diante de uma plateia repleta de músicos, poetas, professores e estudantes, o sobrinho do Rei do Baião recebeu o título em nome de toda a família. “É muito emocionante, estou aqui na adrenalina, representando a família com muita saudade. Estamos lutando pela preservação do baião, e vamos continuar isso enquanto tivermos força para fazê-lo”, comentou Sérgio Gonzaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário