MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de novembro de 2012

Nordeste de MT ganha crescente destaque na produção de soja


Área de plantio da soja será pelo menos 5,5% maior, segundo a Conab.
Objetivo é associar sistemas de produção agrícola com criação de gado.

Do Globo Rural

Durante uma semana, a equipe do Globo Rural percorreu a região nordeste de Mato Grosso. Lá estão localizados 15 municípios que, nos últimos anos, ganharam destaque na produção agrícola do estado.
Há seis anos, quando a fazenda Três Flechas foi comprada, no limite entre os municípios de Confresa e Vila Rica, as áreas abertas eram de pecuária, mas o pasto fraco já não servia para alimentar o gado. A saída mais vantajosa era recuperar a terra com agricultura. Em 2011, foram plantados 700 hectares de soja e, nesta safra, serão 2.500.
O nordeste de Mato Grosso faz parte das novas fronteiras agrícolas da soja. De acordo com um levantamento do IMEA, o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária, na safra plantada em 2011, a área chegou a 950 mil hectares. A previsão agora é de um crescimento de 25%.
Este é o segundo ano que o agricultor Rodrigo Tizzo planta soja no município de Porto Alegre do Norte. Arrendou terras e já decidiu que vai vender 500 hectares que a família tem no estado de Goiás para comprar 2.000 na região.
O crescimento da agricultura sobre as áreas de pastagens não significa que a pecuária vai desaparecer da região. O objetivo é associar os sistemas de produção agrícola com a criação de gado, na chamada integração lavoura-pecuária. O produtor Edio Brunetta, que está na região desde 2002, pretende fazer três safras por ano: uma de soja, uma de milho e uma de bois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário