MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de novembro de 2012

Número de domésticas com mais de 60 anos dobra no ES, aponta IBGE


Em 2009 eram 3 mil domésticas nessa faixa etária. Em 2011 chegou a 6 mil.
Pessoas mais jovens estão preferindo a profissionalização em outras áreas.

Do G1 ES

Entre os anos de 2009 e 2011, a quantidade de trabalhadores domésticos com mais de 60 anos dobrou no Espírito Santo, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O contrário também ocorreu e pessoas mais jovens estão dando preferência à profissionalização em outras áreas, segundo empresários ligados ao ramo. Os dados apurados pelos pesquisadores em territória capixaba são um reflexo da situação que também já ocorre em todo o país.
A doméstica Iná Dalgobo, de 71 anos, é um exemplo dessa pesquisa. Depois de trabalhar na casa dos pais de sua atual empregadora, a advogada Mara Herkenhof Carvalho, deixou o emprego para se dedicar à família. Iná voltou a antiga profissão há sete anos, quando foi convidada pela advogada a trabalhar em sua casa, após o nascimento do primeiro filho.
"Dona Iná faz de tudo aqui. Cuida das crianças, da comida, da roupa, da arrumação da casa, da louça, de tudo. Eu confio nela para tudo", contou
A doméstica explica a familiaridade com o trabalho, a que se dedica desde a infância. "Faço isso desde criança, junto aos pais da gente. Fazia por necessidade, já que precisava trabalhar e isso foi um caminho que eu encontrei", disse Iná.
De acordo com a pesquisa do IBGE, no Espírito Santo, em 2009, o número de domésticas com mais de 60 anos era 3 mil, mas em 2011 a quantidade dobrou para 6 mil. Já as trabalhadoras com idades entre 25 e 29 anos começaram a procurar outros mercados, sendo que em 2009 elas eram 15 mil e em 2011 passaram a ser apenas 11 mil.
Nas agências de recrutamento e treinamento de profissionais domésticos, a demanda ainda é por pessoas mais jovens, entre 25 e 49 anos. Porém, segundo o representante de uma dessas empresas, Rafael Santos, de cada 100 cadastros na agência, 41% são trabalhadores com idades entre 40 e 59 anos.
"O mercado é muito restrito aqui na Grande Vitória. A gente percebe uma exigência maior para candidatos entre 20 e 30 anos", disse.
Já a subsecretária de trabalho do sine de Vila Velha, Linda Morais, explicou que os trabahadores domésticos mais jovens estão em busca de mais qualificação e mudando para outras áreas de trabalho. "É uma questão de benefícios trabalhistas. Elas vão atrás de um emprego onde têm seus direitos trabalhistas reconhecidos, como o fundo de garantia, o inss, o seguro desemprego, então isso é muito mais seguro para essas pessoas", justificou.
Dados no Brasil
Em todo o país, a quantidade de empregadas domésticas com mais de 60 anos também aumentou. Em 2009, eram 313 mil trabalhadoras e em 2011 esse número passou para 342 mil. Já os números com relação a faixa etária entre 25 e 29 anos caíram significativamente: entre 2009 e 2011 passou de 802 mil para 591 mil.
Aos 71 anos, mulher trabalha para ajudar no sustento da família (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Aos 71 anos, mulher trabalha para ajudar no sustento da família (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário