MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de novembro de 2012

O GAÚCHO E SUAS TRADIÇÕES

Agricultor “tropeiro” cavalga oito dias até rodeio



por Giovani Grizotti |

Oito dias de cavalgada.
Montando em seu cavalo, o agricultor Hélio Peireira, 59, de Maquiné, viajou por oito dias até chegar ao Rodeio Internacional do Mercosul, em Gravataí, onde acompanha as provas campeiras. Como faziam os tropeiros que transportavam cargas entre o Rio Grande do Sul e São Paulo, traz junto um burro com duas bruacas (bolsas de couro) que guardam tudo o que precisa para se alimentar e passar a noite. Como o pai era tropeiro, ele conta que a paixão pelo tropeirismo vem de berço.
O rodeio começou na quinta-feira e espera reunir 150 mil pessoas até amanhã no Parque Municipal Ireno Michel, localizado na RS 118.  Quinze ginetes desafiaram o perigo e fizeram bonito na cancha. Neste sábado, prosseguem as competições campeiras e artísticas. O acesso ao parque é gratuito e o estacionamento custa R$ 10,00. Entre os shows, os destaques de hoje ficam por conta de Luiz Marenco, Marcelo
Gineteada é atração no rodeio. Fotos: Giovani Grizotti
Oliveira e Lisandro Amaral. A abertura oficial aconteceu esta manhã (foto abaixo), com a presença de autoridades e a patronagem do CTG Aldeia dos Anjos, que organiza o rodeio.
Foto: Antenor Tatsch Júnior/

Rodeio proíbe vender bebida alcoólica a “alcoolizados”


por Giovani Grizotti |

Foto: Giovani Grizotti
Lista e proibições está publicada no parque onde acontece o Rodeio Internacional do Mercosul, em Gravataí. Faca? Só se estiver pilchado, como parte da indumentária. Nos acampamentos, só é permitida música gauchesca. Nada de sertanejo, funk, essas coisas…E, ah, pode vender álcool, mas só para quem não estiver alcoolizado…

Paulistas trocam cavalo por mula no rodeio de Gravataí


por Giovani Grizotti |

O paulista Nelson e sua mula: agilidade em Gravataí. Foto: Giovani Grizotti
Um grupo de tradicionalistas que vive no interior de São Paulo trouxe uma novidade ao Rodeio Internacional do Mercosul, que começou nesta quinta-feira em Gravataí, na Grande Porto Alegre: pilchados dos pés à cabeça, eles laçam montados em mulas! Isso mesmo. O animal geralmente associado à lentidão e rebeldia, agora mostra que é ágil e rápido o suficiente para as provas da laço. E não empaca!
O pecurista Nelson Gardenal, 68, de Tatuí (SP), viajou por dois dias acompanhado de quatro amigos para chegar ao rodeio. Hoje, ele participou do laço veterano, a primeira competição do dia. O interesse dos paulistas pelas tradições gaúchas tem origem nos tropeiros, que no passado troteavam entre Sorocaba (SP) e o Rio Grande do Sul transportando mercadorias no lombo de mulas. Uma viagem que podia durar mais de 40 dias (veja reportagem que irá ao ar nesta sexta-feira, no Bom Dia Rio Grande, a partir das 6h30min).
O Rodeio Internacional do Mercosul vai até domingo e espera reunir 150 mil pessoas no Parque Municipal Ireno Michel, localizado da RS 118, em Gravataí.  São esperadas 500 duplas de laçadores e cerca de 80 invernadas de danças. Os shows e bailes acontecem diariamente. Nesta sexta-feira, além da gineteada internacional (a partir das 19h), haverá show com César Oliveira & Rogério Melo e baile com o Tchê Barbaridade. O acesso ao parque é grátis e o estacionamento custa R$ 10,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário