MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de novembro de 2012

Passeio Ciclístico Globo Nordeste leva 10 mil pessoas às ruas do Recife


Evento realizado neste domingo arrecadou cerca de oito toneladas de alimentos que serão doados a instituições de caridade

Por Terni Castro Recife

O vai e vem e intensidade dos motores de carros e ônibus, tão habitual ao Recife, saíram de cena e deram espaço às duas rodas. Na manhã deste domingo, cerca de dez mil ciclistas levantaram cedo para passear sob os cartões-postais da cidade. Foi a realização da sexta edição do Passeio Ciclístico Globo Nordeste, uma ação em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Pernambuco que reuniu famílias e atletas para um percurso de 15 quilômetros pela capital pernambucana.
passeio ciclístico da globo nordeste (Foto: Terni Castro / GloboEsporte.com)Concentração dos ciclístas foi no Quartel do Derby (Foto: Terni Castro / GloboEsporte.com)
Desde as sete horas da manhã, os grupos começaram a se aglomerar no Quartel do Derby e se prepararam para o passeio. A animação tomou conta do local, que recebeu figuras "ilustres" e bicicletas equipadas. Exemplo foi o veículo de Reginaldo Cabral, 49 anos, que ornamentou a sua bicicleta para chamar a atenção acerca do respeito mútuo no trânsito da cidade entre ciclistas, pedestres e automóveis.
passeio ciclístico da globo nordeste (Foto: Terni Castro / GloboEsporte.com)Reginaldo Cabral defende a paz no trânsito
(Foto: Terni Castro / GloboEsporte.com)
- Pedalo há mais de dez anos e resolvi fazer isso para ser uma forma de conscientizar as pessoas sobre o nosso ambiente. Levo a mensagem de respeito e amor ao próximo - comentou, mostrando as mensagens de "Paz no trânsito" e "Motoristas, respeitem os ciclistas" que carregava em sua bicicleta.
A opinião do ciclista representou um dos propósitos do passeio. De acordo com o diretor comercial da Rede Globo Nordeste, Yuri Leite, um dos objetivos do evento foi trazer os olhares da população para a importância de ciclovias na cidade.
- A nossa meta é pelo lado solidário, já que arrecadamos cerca de oito toneladas de alimentos para doar a instituições de caridade, mas principalmente também pelo lado da conscientização das autoridades e das pessoas. Queremos alertar para a necessidade de ciclovias com o objetivo de melhorar o trânsito no Recife - ressaltou.
A atividade esportiva, certamente, foi lembrada também pelos participantes. A Família Alves, por exemplo, não hesitou em marcar presença no evento com a pequena Victória, de 9 anos, para pedalar pelos pontos turísticos recifenses.
- Trouxemos principalmente pela questão da saúde, é importante ver a nossa filha praticando um esporte. Além disso, é legal conhecermos mais os lugares da nossa cidade, acabamos unindo as duas coisas - afirmou a mãe da garota, Édila.
Depois de muitas atividades na concentração, como ginástica e avaliações físicas, foi dada a largada, às 8h, para o evento principal. Os ciclistas partiram em direção aos pontos turísticos e foram acompanhados pela Frevioca, que animou o trajeto com músicas e incentivos e serviu também de guia turístico ao fornecer informações das construções históricas da cidade.
O percurso, que durou aproximadamente 3h30 e teve uma parada para descanso na Praça da República, passou pelos cenários da Câmara dos Vereadores do Recife, Faculdade de Direito, Parque 13 de maio, Rua da Aurora, Assembleia Legislativa, Ginásio Pernambucano, Ponte do Limoeiro, Forte do Brum, Prefeitura do Recife, Igreja Madre de Deus, Ponte 12 de Setembro (antiga ponte giratória), Tribunal de Justiça, Palácio do Governo, Teatro Santa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Casa da Cultura, Biblioteca Pública de Pernambuco e finalizou com o retorno ao ponto de saída, o Quartel do Derby.

Nenhum comentário:

Postar um comentário