MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de novembro de 2012

Patrimônio histórico de RO é tema de encontro entre Brasil e Peru


Representantes dos dois países se reuniram neste sábado em Porto Velho.
Entre os assuntos, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi abordada.

Do G1 RO, com informações da TV Rondônia

Representantes do Instituto de Estudos Históricos do Peru (Inehpa) e do Governo do Estado se reuniram neste sábado (10) durante um encontro, em Porto Velho, que tratou da preservação e conservação do patrimônio histórico de Rondônia. O Objetivo da reunião é garantir a integração cultural entre os dois países, no centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Os peruanos trouxeram ao estado várias pesquisas relacionadas à arqueologia ferroviária do Peru, onde o turismo ferroviário recebe grande incentivo. 'Estamos aqui em Rondônia para fazer uma palestra e dar as nossas experiências peruanas, que tiveram muito êxito e vários pontos históricos foram declarados como patrimônio pela Unesco", diz o diretor do Inehpa, Francisco Pantigoso Velloso. Além da capital, os representantes do Inehpa visitaram o município de Guajará-Mirim nesta semana.
Para o secretário Estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Emanuel Néri, o país pode contribuir com bons resultados no cenário histórico do estado. "Já tem um trabalho bilateral  com o Brasil no Acre, na preservação de metais, e poderão nos ajudar a redescobrir, a reencontrar parte da nossa história que está perdida no meio das matas", afirma Néri.
Para o embaixador do Peru no Brasil, Jorge Bayona, esta é uma ótima oportunidade para reativar um trecho da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para passeios de trem.

Um comentário:

  1. Extraordinaria iniciativa e parabens ao Dr Pantigoso pelo seu apoio a intergracao Peru Brasil

    ResponderExcluir