MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Pecuaristas de RO podem perder prazo de vacinação da aftosa


Feriado pode atrapalhar campanha de vacinação que encerra nesta quinta.
Lojas que vendem o medicamento estão fechadas no feriado.

Do G1 RO, com informações da TV Rondônia

O prazo para vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa em Rondônia encerra nesta quinta-feira (15). Os produtores que deixaram para adquirir a vacina na última hora, podem enfrentar dificuldades, pois com feriado, as lojas que vendem os produtos estão fechadas. Não há previsão para prorrogação do prazo. Com cerca de 12 milhões de bovinos, a pecuária é um dos principais segmentos econômicos do estado, com a maior parte da produção voltada para exportação

Em Ariquemes, alguns produtores se anteciparam para comprovar a aquisição da vacina junto à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), procedimento obrigatório. O produtor Wilson Silva, do distrito de Cajaseira, sabe a importância de manter os animais imunizados. "Se não vacinar, o gado perde o preço", diz Silva.
De acordo com dados da Idaron, 55% do rebanho de Aquiquemes já está imunizado. O produtor que não comprovar a vacinação junto ao órgão, pode desembolsar R$ 117 por propriedade não declarada. Já a não vacinação, gera uma multa ao produtor de R$ 117 por animal não vacinado.
Segundo Murilo Freitas, veterinário da Idaron, Rondônia está há 13 anos sem registro de foco febre aftosa. "A vacinação é primordial para manter o estado e o país livre da aftosa", ressalta Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário