MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Polícia alerta população ao utilizar caixas eletrônicos em Belém


Moradores têm sido vítimas do golpe conhecido como "chupa-cabra".
Segundo a polícia, pelo menos 400 pessoas tiveram cartões clonados.

Do G1 PA

A prisão de dois homens suspeitos de instalarem equipamentos conhecidos como “chupa-cabras”, em caixas eletrônicos de Belém, tem preocupado e chamado atenção das pessoas para este tipo de crime. A dupla foi flagrada no último domingo (11), ao tentar desinstalar o aparelho, que filma a senha dos usuários e copia a tarja magnética dos cartões.
As investigações da polícia apontam que, com os dados obtidos pelo equipamento, os suspeitos confeccionavam cartões e realizavam transferências e empréstimos. De acordo com a polícia, os equipamentos foram instalados em três pontos da cidade. Pelo menos 400 pessoas podem ter sido vítimas do golpe.
Ainda segundo a polícia, os principais locais utilizados para fazer este tipo de adulteração nos caixas, são supermercados e shoppings, onde a movimentação de usuários é grande. Só este ano, foram registradas duas ocorrências do crime na capital paraense, e cinco pessoas de outros estados foram presas. “Esse é um fenômeno em todo Brasil, e a medida que as pessoas vão utilizando o caixa eletrônico, que vem popularizando o uso de equipamentos eletrônicos, também aumenta o número de vítimas”, afirma a delegada Beatriz Silveira.
O que fazer para não ser vítima da ação criminosa
A Polícia Civil orienta os clientes para alguns cuidados que devem ser tomados ao utilizar os caixas. É importante que as pessoas utilizem sempre o mesmo caixa eletrônico, e deem preferência por utilizar os serviços nas agências bancárias. Além disso, a polícia aconselha os usuários a observar alterações na máquina, como arranhões na tela, se o leitor está bem fixado, ou se há furos na parte superior das teclas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário