MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Preço em alta do abacaxi provoca otimismo entre produtores de Goiás


Também houve aumento da procura pela fruta.
Estimativa é que este ano sejam colhidos 102 milhões de frutos.

Do Globo Rural

Os produtores de Goiás estão otimistas com a colheita do abacaxi. A procura pela fruta cresceu e o preço tem se mantido em alta. O período é de início de safra do abacaxi. Quase todo trabalho de colheita da fruta é feito ao mesmo tempo.
Enquanto alguns colhem, outros transportam os frutos nos carrinhos. Também é feito o carregamento do caminhão. Assim, os abacaxis saem da roça no mesmo dia da colheita e chegam frescos ao mercado consumidor. O comprador leva uma balança para conferir o peso das frutas e não levar gado por lebre.
Cada tipo de fruto tem um mercado diferente. Os frutos grandes vão para São Paulo, os frutos médios ficam no mercado regional e os pequenos são os preferidos dos feirantes. O município de Jaraguá, no centro de Goiás, tem a maior área plantada desta lavoura no estado, com cerca de 1,8 mil hectares. A média de produtividade é de 25 mil frutos em cada hectare.
Nesta época tem serviço para trabalhadores rurais como João Rocha, que recebe pela quantidade de frutos que colhe. “Quando a fruta está ruim a gente ganha por dia. Quando está duro, ganha por milheiro”, diz.
A fartura de abacaxi nesta safra é o reflexo do preço que reagiu nos últimos anos. De acordo com o IBGE, em 2011 o estado de Goiás colheu 56 milhões de frutos. A estimativa para 2012 é de 102 milhões de frutos. Na região de Jaraguá, a colheita do abacaxi vai até fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário