Veja fotos da 4ª geração do SUV, que se transforma tecnicamente.
Jipe chega ao Brasil em fevereiro e deverá romper barreira dos R$ 500 mil.
Nela, foram inseridos recortes verticais, que se unem a um inédito friso. Na traseira, as lanternas ficaram mais alongadas e também invadem a lateral, como se tentassem “alcançar” a ponta dos faróis. Pode parecer pouco, mas foram necessários 42 anos para que um Range Rover se permitisse tais “extravagâncias”.
Mudança visual é um marco para um carro tão clássico (Foto: Divulgação)
A delicada tarefa de mexer num carro emblemático sem desapontar uma
legião de fãs seguiu uma premissa: “nossos clientes pediam para não
mudarmos o Range Rover, apenas melhorá-lo”, explica Richard Woolley,
diretor de design da Land Rover. O objetivo foi alcançado: seria
plenamente possível identificar o modelo como um Range Rover mesmo se os
logotipos na carroceria fossem extraídos.'Cirurgia bariátrica'
A reforma visual é acompanhada de uma ainda mais profunda renovação estrutural. O novo Range Rover não é uma continuidade do último modelo, lançado em 2001. O time de engenharia refez o caro do zero, segundo a Land Rover. Prova disso é a substituição do aço pelo alumínio, que agora é usado desde a carroceria até as suspensões. Resultado: emagrecimento de até 420 kg, dependendo da versão. É mais da metade de um Fiat Mille.
'Raio X' evidencia estrutura totalmente nova do modelo (Foto: Divulgação)
De acordo com a Land Rover, a nova geração está, em média, 9% mais
rápida nas acelerações, enquanto o consumo foi reduzido em até 10%. Em
contrapartida, teve suas dimensões ampliadas, passando para os 4,99 m de
comprimento, 1,98 m de largura e 2,92 m de entreeixos. Portanto, quem
viaja nos bancos traseiros tem 12 cm a mais para as pernas, segundo a
marca.No Brasil
Ainda sem preço definido, o novo Range Rover Vogue (esta última parte do sobrenome é exclusiva do Brasil) chega ao mercado brasileiro em fevereiro de 2013. Ultrapassará, certamente, os R$ 500 mil, já que os atuais modelos custam entre R$ 426 mil e R$ 499 mil. Ainda assim, o diretor de marketing do grupo Jaguar Land Rover para a América Latina, Adriano Resende, espera saltar dos 150 emplacamentos anuais para 200 no próximo ano.
G1 avaliou o novo Range Rover no deserto da África (Foto: Divulgação)
ImpressõesO G1 experimentou o novo Range Rover Vogue por cerca de 500 km, entre as cidades de Essaouira e Marrakesh, no Marrocos, no norte da África. A aventura começa no deserto, e as dunas de metros de altura são vencidas sem que o utilitário de luxo derrame uma gota de "suor". Se subir não é problema, descer das dunas é ainda mais fácil, graças ao sistema que segura o carro sozinho, sem intervenção do motorista. A inclinação é acentuada, e se contrapõe à sensação de segurança.
SUV enfrenta obstáculos sem se intimidar (Foto: Divulgação)
Já sobre os terrenos irregulares, o jipão parece flutuar, absorvendo de
forma exemplar os trancos que muito SUV de madame transmitiria
cruelmente aos ocupantes. Entre um deslocamento e outro, o motor
turbodiesel V8 de 4.4 litros combina força, silêncio e suavidade, além
de entrosamento com o câmbio automático de oito marchas.
SUV chegará ao Brasil em fevereiro, com duas opções de motorização (Foto: Divulgação)
Chegando a Marrakesh, uma inesperada estrada comparável às autobahns da
Alemanha convida o motorista a explorar o lado esportivo do utilitário.
Exceto pela direção de respostas um tanto lentas (mesmo para um SUV), o
Range Rover tem comportamento de sedã esportivo, com aceleração
vigorosa e capacidade de ultrapassar facilmente os 200 km/h. Mesmo em
altas velocidades, o nível de ruído do carro contra o vento é mínimo.Motor x direçãoO motor mais prazeroso, sem dúvida, é o 5.0 V8 Supercharged, de 510 cv. Após um longo caminho pela estrada asfaltada, fica evidente que seu desempenho – que anota aceleração de 0 a 100 km/h em absurdos 5,4 segundos e velocidade máxima de 250 km/h. É o mais longe que um SUV com reais habilidades off-road pode chegar. Números mais elevados que esses seriam insanos para um carro dessa categoria e significam dar adeus ao complexo apetrecho para o fora de estrada. Mas, assim como no modelo a diesel, uma direção de comportamento mais afiado seria bem-vinda.
Land Rover Range Rover 2013 (Foto: Divulgação)
A única configuração de acabamento disponível para avaliação era a
Autobiography, que traz, entre os principais equipamentos, sistema de
áudio premium com 29 alto falantes, bancos traseiros com ajuste elétrico
e memória, teto-solar panorâmico e ar-condicionado de quatro zonas,
entre outros mimos.
Bancos traseiros têm ajuste elétrico e massageadores (Foto: Divulgação)
ConclusãoHá cerca de 20 dias, o G1 pôde conferir de perto o que é um Rolls-Royce Phantom,
durante o lançamento da marca inglesa no Brasil. Dá pra dizer, sem
dúvida, que o novo Range Rover não fica atrás do carro considerado o
mais luxuoso do mundo em termos de equipamentos, requinte e conforto.
Destaque para o painel, que aparenta ser analógico, mas é totalmente
digital.
Interior tem acabamento irretocável e muito luxo (Foto: Divulgação)
O carro chega ao fim da jornada, que foi do deserto a altitudes de
3.100 metros, sem uma única avaria – seja no corpanzil de 2,3 toneladas
ou na reputação. Beirando a perfeição no asfalto, na terra e no trato
com os passageiros, se firma como o SUV definitivo.
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