MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Produtores de pêssego do Sul de SC esperam safra recorde para 2012


Clima foi favorável para a plantação: temperaturas altas e poucas chuvas.
Para melhorar a produção são feitos testes com novas variedades.

Luíza Fregapani e Eliane Gonçalves Do G1 SC com informações da RBS TV
O clima este ano foi bom para a produção de pêssegos e nectarinas na região Sul de Santa Catarina. As altas temperaturas aceleraram o processo de maturação de pêssegos e nectarinas, fazendo com que os produtores do estado adiantassem a colheita. Além disso, produtores estão otimistas, já que a safra 2012 pode superar a de 2011.
Em 150 hectares, 1500 toneladas devem ser colhidas. Fabrício Marangoni, fruticultor há mais de 20 anos, espera colher 300 mil quilos em sua propriedade. "O inverno colaborou, foi quente, a gente espera uma boa colheita", explica.
Para melhorar a produção a cada ano, testes com novas variedades são feitos nos pomares dos produtores. A estação experimental de Epagri de Urussanga realiza trabalhos de monitoramento genético das frutas. A intenção é chegar a uma nova variedade que se adapte ao clima da região e que agrade ao consumidor. "Objetivo é conseguir uma fruta doce, com baixa acidez, frutas graúdas, com cor avermelhada, que sejam firmes para o transporte, e que durem bastante tempo", explica Emílio Della Bruna, pesquisador em frutas.
As pesquisas já estão dando resultado. Uma nova variedade desenvolvida pela estação foi registrada no Ministério da Agricultura."Nós temos mais quatro variedades que serão lançadas nos próximos anos. Porém, os produtores associados estão plantando e vendendo", comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário