MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Produtores de soja de MT fazem as contas dos lucros com a safra


Plantio da soja foi concluído em todo o estado.
Lavouras estão se desenvolvendo bem e devem gerar um bom lucro.

Do Globo Rural

Na propriedade de Jaime Farinon, em Sinop, norte de Mato Grosso, os 3 mil hectares de soja plantados estão se desenvolvendo bem. Jaime espera colher uma boa quantidade de sacas por hectare.
Elmo Leitzke cultiva 2.300 hectares de soja e também está contente com o desenvolvimento da lavoura. Ele diz que fez os tratamentos preventivos contra ferrugem, mas reclama da alta no custo de produção.
O que dá mais tranquilidade ao produtor nesta safra que está no campo são os preços no mercado futuro, que indicam novamente um horizonte positivo. Lá fora, a cotação do dólar está 30% mais alta do que na mesma época no ano passado.
O produtor Leonildo Barei está cultivando 700 hectares em Sinop e já tem uma ideia de quanto vai lucrar nesta safra. Considerando o custo total da lavoura, ele acha que a soja vai trazer um lucro médio de R$ 140 por hectare. “O produtor hoje tem que entender de gestão empresarial, tem que pegar a calculadora para se projetar e ter um bom negócio com a janela de oportunidade”, diz.
O último relatório da Conab mostra que a produção da soja, em Mato Grosso, pode chegar a 24 milhões de toneladas, 10% a mais que na safra passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário