MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Produtores do PR estão satisfeitos com o plantio da safra de soja


Agricultores do oeste do estado estão concluindo o plantio da soja.
Tempo tem colaborado e o que mais se vê nas lavouras é produtor otimista.

Do Globo Rural

Na propriedade do agricultor Jonis Ambiel, em Guaíra, região oeste do Paraná, o plantio já está no finalzinho. Dos quase mil hectares destinados à soja, restam menos de 40 para semear.
Nas terras de Erwin Soliva, em Cascavel, têm áreas que já estão verdinhas, com plantas de quase um mês, enquanto outras só agora recebem a semente.
O plantio no oeste do estado começou no final de setembro. Pelo menos metade dos produtores optou por variedades precoce e superprecoce, que levam cerca de quatro meses para ficarem no ponto de colheita. Com isso, a previsão é de que no oeste do Paraná, os primeiros grãos sejam colhidos já na primeira quinzena de janeiro e apesar da data estar longe, alguns produtores já negociam parte da produção.
Em uma das maiores cooperativas da região, 20% da soja que ainda será colhida já foi vendida, mas este número é menor do que o que foi negociado antecipadamente na safra passada.
Para o presidente da Coopavel, isso se deve, em parte, ao bom preço da soja e à estabilidade do mercado. “O preço deste ano é melhor do que o preço do ano anterior e o produtor vendo o mercado firme, não está muito afoito na venda futura”, explica Dilvo Grolli.
Nas outras regiões do Paraná, o plantio está um pouco mais lento. De acordo com a Secretaria de Agricultura do Estado, a soja já foi semeada em 60% da área destinada ao grão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário