MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Produtores rurais podem se inscrever em sistema de crédito de reserva legal


Pará tem parceria com Bolsa de Valores Verde.
Cadastramento é feito por meio de acordo assinado durante a Rio + 20.

Do G1 PA

Produtores rurais do Pará podem se inscrever a partir deste mês de novembro no sistema de créditos de Reserva Legal da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRio), uma das primeiras bolsas verde do país. O cadastramento é feito pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas (SPRP) e o projeto Pecuária Verde, por meio de um acordo assinado entre a Secretaria de Municípios Verdes do Pará e a BVRio durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
  •  
Pará tem parceria com Bolsa de Valores Verde (Foto: Divulgação)Área de Reserva Legal de uma fazenda do projeto Pecuária Verde, em Paragominas, nordeste do Pará.
(Foto: Divulgação)
O acordo prevê o desenvolvimento de ferramentas para facilitar no Cadastro Ambiental Rural e dos Créditos de Reserva Legal (CRL’s). O sindicato dará suporte nas operações de compra e venda destes créditos.
Os Créditos de Reserva Legal podem ser criados em áreas com florestas existentes ou em processo de recuperação. Estes créditos podem ser uma forma dos proprietários rurais seguirem a legislação atual, afirma a coordenação da bolsa verde.
“A criação de mercados de ativos ambientais é importante para facilitar o cumprimento das obrigações legais através de mecanismos de mercado, sendo vantajoso tanto para aqueles que têm excesso, pois atribui-se um valor monetário a algo que até então não tinha, quanto para os que têm déficits para atingir suas obrigações legais de forma mais eficiente”, afirmou Pedro Costa, presidente executivo da BVRio.
A BVRio é uma das primeiras bolsa de valores do Brasil voltada para a negociação de ativos ambientais por meio de uma plataforma aberta. Outro exemplo neste seguimento é a Bovespa, que comercializa créditos de carbono desde 2007 por meio da negociação em leilões específicos.
Pecuária Verde
Há mais de um ano que o projeto Pecuária Verde estimula a produção pecuária de forma sustentável, com incentivo à legalização trabalhista, fundiária e ambiental. Parte das atividades desenvolvidas prevê a recuperação e manutenção da Reserva Legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário