MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Projeto garante bons resultados a famílias de assentamento em MT


Agricultores aumentaram a produção sem agredir o meio ambiente.
Atividades tornam o Assentamento Califórnia referência no norte do estado.

Do Globo Rural
Um projeto de apoio e desenvolvimento garante bons resultados para famílias de um assentamento no norte de Mato Grosso. Os agricultores diversificaram as atividades e aprenderam como aumentar a produção sem agredir o meio ambiente.
As 150 famílias chegaram ao assentamento Califórnia, no município de Vera na década de 90. A maioria delas veio do Sul do país. O sustento é tirado do lote de 7,5 mil hectares, onde criam animais e cultivam frutas e legumes para vender na feira. Desde 2006, houve mudanças no modelo de produção. “A gente começou a trabalhar com apicultura. Nós não tínhamos equipamentos nem macacão. O projeto contemplou essa área, além de cursos de formação”, diz Argeu Medeiros, presidente do assentamento.
Os bons resultados na produção e o aumento na renda das famílias vieram com o projeto de apoio ao desenvolvimento de alternativas econômicas do governo federal. O diferencial é o compromisso de tirar o sustento sem desrespeitar os limites da natureza.
O projeto proporcionou novas atividades produtivas. O criador Ironi Antônio Zanati apostou na apicultura, mas primeiro precisou receber informações importantes por meio de cursos de capacitação para o manejo das abelhas. As colmeias ficam próximas às reservais legais. Assim, as áreas de preservação não são desmatadas. Na primeira safra de mel, o produtor colheu 120 quilos do produto.
Hoje, 57 famílias estão envolvidas no projeto que busca renda com sustentabilidade. Já são 17 núcleos apícolas e 35 quintais agroflorestais, todos com foco na recuperação do Rio Fonseca. As atividades, antigas e novas, tornam o Assentamento Califórnia referência no norte de Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário