MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Rebanho do RN sofre com a falta de água e de alimento


Criadores do estado estão recebendo ajuda para alimentar o gado.
Muitos reclamam que a forragem distribuída é insuficiente.

Do Globo Rural

Francisco Aguiar não perdeu tempo. Assim que a forragem chegou, ele foi logo pegar a parte que tem direito. Luiz Gonzaga também foi um dos criadores que receberam a forragem distribuída pela Emater, Empresa de Pesquisa e Extensão Rural do Rio Grande do Norte.
O alimento é um socorro para os pequenos criadores que estão sofrendo para sustentar os animais por causa da estiagem prolongada.
A distribuição começou por Mossoró, região oeste do estado. A forragem feita a partir de milho e sorgo foi adquirida na Paraíba e é uma aposta para manter o rebanho em pé pelos próximos 90 dias.
Como é um produto que estraga rapidamente, a forragem está sendo distribuída a cada quinzena pela Emater. Duzentos e oito pequenos criadores da região que tenham até 10 cabeças de gado e 30 de caprinos e ovinos foram cadastrados para receber o produto gratuitamente.
Muitos criadores reclamam que ficaram de fora do cadastramento e não estão recebendo a forragem.
“Foi feito um critério de seleção junto aos beneficiários de milho da Conab, onde houve uma filtragem. Alguns produtores estavam fora das normas, mas nós analisamos e substituímos para que ficassem no critério”, explica Abraão Formiga, agrônomo da Emater/RN.
O diretor geral da Emater no estado, Ronaldo Cruz, informou que foram gastos R$ 2,6 milhões no programa de distribuição de forragem, só que o dinheiro foi insuficiente. O governo está pedindo mais R$ 5 milhões para o Ministério da Integração Nacional para realizar nova distribuição de alimento para o gado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário